O Banco Central Europeu (BCE) decidiu acabar com a produção da nota de 500 euros — até agora a nota mais valiosa na zona euro. Devido a “receios de que [a nota de 500 euros] possa facilitar atividades ilícitas”, a autoridade monetária confirmou esta quarta-feira uma decisão que já se previa desde meados de fevereiro.

A decisão, “permanente”, levará a que a emissão desta nota acabe em 2018, informa o BCE em comunicado. A produção vai cessar mas as notas de 500 euros existentes continuarão, contudo, a servir. Isto, claro, até que sejam absorvidas pelo eurosistema.

O Eurosistema, que é composto pelo BCE e pelos bancos centrais nacionais, vai tomar medidas para assegurar que as denominações restantes serão disponibilizadas em quantidades suficientes”, pode ler-se no comunicado do BCE.

Em meados de fevereiro, Mario Draghi disse que havia “uma convicção crescente de que notas de elevada denominação são, também, usadas para atividades ilegais”. O presidente do BCE sublinhou, contudo, que a confirmar-se a retirada da nota isso teria de ser feito “com muito cuidado”.

A importância da nota de 500 euros, a nota mais valiosa de euro, tem sido discutida nos últimos meses e Michel Sapin, ministro das Finanças de França, disse no início do ano que “a nota de 500 euros é a mais usada para facilitar transações ilegais, não serve para pessoas como eu ou você comprarmos comida”. No topo das preocupações está o branqueamento de capitais e o financiamento de atividades terroristas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR