Esta terça-feira, após os resultados das primárias no estado do Indiana, parece inevitável: com a suspensão da campanha de Ted Cruz e mais uma vitória, Donald Trump está a um passo de tornar-se o candidato republicano na corrida à Casa Branca. O empresário obteve 53,3% dos votos e arrematou todos os delegados no lado republicano. Nos democratas, Sanders ganhou estas primárias com 52,5% dos votos.

Num discurso a partir de Indianápolis, transmitido pela televisão, o senador do Texas, que se apresentava como a única alternativa a Trump no campo republicano, anunciou a sua retirada, deixando o magnata e o senador de Ohio, John Kasich, sozinhos na corrida à nomeação. “Demos o nosso melhor no Indiana, mas esta noite os eleitores escolheram outro caminho. Por isso suspendemos a nossa campanha“, anunciou Cruz.

Apesar de Kasich continuar na corrida, a desistência de Cruz deixa o caminho quase totalmente livre a Trump, que após a vitória de terça-feira no Indiana ficou a menos de 200 delegados de conseguir a nomeação em termos matemáticos, apesar de ainda não terem votado estados muito populosos como a Califórnia e Nova Jérsia.

“Vamos ganhar em novembro”, avisou Donald Trump na noite de ontem, afirmando que está na altura do partido republicano convergir à sua volta. “Vamos trazer a unidade de volta ao partido republicano. Temos de a trazer de novo”, insistiu o candidato republicano.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

No Indiana, estão em causa 57 delegados republicanos: 30 vão para o vencedor a nível estadual e três vão para o vencedor de cada um dos nove distritos. Trump chegou ao estado já com 1.002 delegados, número próximo aos 1.237 representantes necessários para oficializar a sua nomeação às eleições pelo Partido Republicano.

No lado dos democratas, Bernie Sanders arrematou mais uma vitória, mantendo-o à tona da água durante mais algum tempo — mas já sem perspetivas de vencer a nomeação do Partido Democrata. Sanders apostou fortemente neste estado, tendo gasto cerca de 2 milhões de dólares a fazer campanha no Indiana. Clinton tem agora 2 202 delegados, enquanto Sanders conta com 1 400. Para Clinton, basta conquistar mais 181 delegados para chegar aos 2 383 e obter mais de 50% dos representantes na convenção de julho.