Os deputados turcos envolveram-se numa rixa, com murros e pontapés, enquanto discutiam a possibilidade de retirar a imunidade parlamentar a alguns eleitos. A proposta vem do partido do poder, o Partido da Justiça e Desenvolvimento, que quer julgar mais de uma centena de deputados da oposição por crimes de terrorismo. Oposição defende que imunidade deveria ser retirada a todos os deputados.

Esta diferença de opiniões levou a uma luta física que envolveu vários membros do parlamento turco. Copos de água voaram, assim como deputados que vindos a correr do outro lado da sala, se lançaram para o meio da rixa. Apesar de os conflitos físicos serem recorrentes no Parlamento turco, esta foi uma das lutas que envolveu mais deputados.

O partido de Erdogan, Presidente do país, o Partido da Justiça e Desenvolvimento, pretende retirar a imunidade a vários membros do Partido Republicano do Povo que acusam de terem ligações ao Partido dos Trabalhadores do Curdistão que tem levado a cabo uma luta armada pelos direitos da população curda. Os Estados Unidos incluem esta organização na lista de organizações terroristas e o regime de Erdogan opõem-se às suas pretensões.

O Partido de Ação Nacionalista afirma que a retirada de imunidade devia ser para todos os parlamentares, já que alguns membros do Partido da Justiça e Desenvolvimento estão acusados de corrupção, não podendo ir a julgamento porque são deputados.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR