Histórico de atualizações
  • And that’s all, folks! Ficamos por aqui, que esta noite já vai longa e o escriba ainda tem uma crónica para escrever. O Sporting venceu o Vitória de Setúbal por 5-0 e continuou a fechar a temporada em forma, com a equipa a jogar bem e a marcar muitos golos. Assim manteve a pressão ao Benfica, que joga amanhã (20h30) em casa do Marítimo. Por outro lado, os sadinos também ainda não estão safos e terão de jogar pela permanência também na última jornada, com o Paços de Ferreira.

    Há quanto tempo é que não tínhamos um campeonato a decidir-se tão à última, hein? É especial. Por isso é que amanhã voltarei a ter a companhia do Rui Miguel Tovar para comentar, em direto, o Marítimo-Benfica, enquanto o Tiago Palma também ficará de olho no jogo, em Live Blog. Até lá, que tenha uma boa noite e um bom resto de fim de semana. E, claro, obrigado por nos acompanhar aí desse lado.

  • Os jogadores, Jorge Jesus, os adeptos e Bruno de Carvalho ficam agora a torcer para que, pelo menos, haja um empate amanhã, domingo, no Estádio dos Barreiros. Basta que o Benfica perca dois pontos para o Sporting ir na liderança do campeonato para a última jornada, em que defrontará o Sporting de Braga, no Minho.

  • Bonito ambiente que se vive em Alvalade. Os adeptos que estão na bancada Sul, a das claques, puxaram pelos jogadores e a equipa ainda está no relvado a despedir-se, porque este foi o último jogo da temporada que o Sporting fez em casa. Serviu para os leões chegarem aos 83 pontos no campeonato, um recorde para o clube — 13 vitórias em casa e outras 13 fora.

  • Fim do jogo em Alvalade. Sporting vence o Vitória de Setúbal por 5-0

    A manita que os leões conseguem frente ao Vitória de Setúbal — com quem, nos dois jogos, o Sporting fica com um saldo de 11-0, igualando o que o Benfica tem com o Belenenses — obriga a que o campeão português apenas seja decidido na última jornada. A equipa de Jorge Jesus obriga ainda mais o Benfica a ganhar no domingo, em casa do Marítimo, porque agora está de novo na liderança provisória da liga.

  • Golo do Sporting! Bryan Ruiz faz o 5-0 (92')

    Foi espertalhão, o costa-riquenho. Bateu um livre rasteiro e a bola passou por baixo da barreira.

  • É matulão, mas tem pézinhos. Mané cruzo a bola da direita, com força, para Hernán Barcos, que se afastou da marca de penálti e dos adversários para ficar com espaço para recebe a bola. Ela vinha com muita força, mas o argentino matou-a no pé, aproveitou o ressalto e desviou-se de Frederico Venâncio com um pequeno toque na bola e usou a agilidade para a rematar logo a seguir, com o pé esquerdo. O momento bonito embelezou-se ainda mais com a grande parada com que Ricardo impediu o Sporting de marcar o quinto golo.

  • Substituição no Sporting

    Sai Bruno César, muito aplaudido pelos adeptos, e entra Carlos Mané, que não jogava desde os 5-2 ao Belenenses, no Estádio do Restelo, à 28.ª jornada.

  • Mais um marco no Sporting de Jorge Jesus — já marcou tantos golos como em 2001/02, quando foi campeão com Mário Jardel e João Vieira Pinto a marcarem muitos golos.

  • Este último foi talvez o melhor da temporada.

  • O Sporting teve um daqueles livres que parecem cantos mais próximos da área, à esquerda. Adrien e Bruno César ficaram perto da bola, e o primeiro deu-lhe um pequeno toque para ser o segundo a cruzá-la para a área. Enquanto isto, uma linha de jogadores leoninos desmarcou-se para a pequena área, encostando os defesas do Vitória à própria baliza. Isto criou espaço para Bryan Ruiz ficar sem alguém por perto na marca de penálti, onde foi cair a bola batido por Bruno César. O costa-riquenho rematou-a de primeira, sem a deixar tocar na relva, com a parte interior do pé esquerdo, e lá foi ela entrar pelo ângulo superior esquerdo da baliza sadina.

  • Golo do Sporting! Bryan Ruiz faz o 4-0 (72')

    Sai um golaço do pé esquerdo do costa-riquenho.

  • Vasco Costa é expulso (70')

    Avançado do Vitória de Setúbal vê o segundo cartão amarelo e não joga mais.

  • Mais uma parada de Ricardo. O guarda-redes português teve agora de se atirar para o seu lado esquerdo, mas não muito, porque o remate que saiu do livre batido por Adrien Silva, à entrada da área, um pouco para a esquerda, saiu para o lado onde estava o guardião.

  • Agora o jogo está calminho. Os jogadores do Sporting já não usam a bola com tanta rapidez e sabem que não precisam de forçar muito o ritmo.

  • Substituição no Sporting

    Já basta a Jorge Jesus não ter Adrien Silva para Braga. Islam Slimani também estava em risco se visse um cartão amarelo, portanto, o argelino sai para Marvin Zeegelaar entrar. Assim, o holandês vai para lateral esquerdo, Bruno César passa a ser médio e Bryan Ruiz ficar a jogar atrás de Téo Gutiérrez, lá na frente.

  • Pobres sadinos.

  • O Sporting recuperou a bola num livre batido para a sua área pelo Vitória e saiu a jogar pela direita, à boleia de Bryan Ruiz. O costa-riquenho nem foi rápido a correr com a bola, talvez esperando que Slimani tivesse no sítio certo para receber o passe rasteiro — ou seja, bem perto de Adrien. O argelino só deu um toque na bola para a fazer chegar ao capitão leonino, que vinha a correr desde trás e ia passar-lhe ali mesmo ao lado. A bola seguiu com o médio, que se livrou de um adversário com uma finta bonita para ganhar o espaço que o deixou largar um passe rasteiro para Gelson Martins. De novo o miúdo ficou no fim de uma jogada e mais uma vez marcou, ao rematar com força, com o pé direito, e ver a bola ainda a bater no poste esquerdo, antes de entrar.

  • Golo do Sporting! Gelson Martins faz o 3-0 (55')

    O português volta a marcar em mais uma jogada bonita da equipa.

  • O passe longo de Bruno César é gigante, a levantar a bola para ela percorrer mais de 40 metros até chegar a Téo Gutiérrez, que estava um para um com um adversário na linha do meio campo, após um canto. O colombiano fugiu-lhe nas costas e apanhou a bola com ele nas costas, mas foi tão lento a decidir o que fazer e, depois, a fazê-lo, que deu tempo para o remate ser intercetado.

  • Confiança. Nota-se que os leões estão cheios dela quando, lá atrás, se vê gente a fazer isto. Ruben Semedo impediu o Vitória de ganhar um canto ao resgatar a bola perto da linha de fundo e, para sair a jogar, desviou Arnold do caminho para conseguir fazer um passe rasteiro chegar a Adrien Silva. Depois, na direita, Schelotto recebeu um passe longo com um domínio de bola que a deixou no ar e ainda fez um cabrito a um adversário — passou-lhe a bola por cima do corpo e foi buscá-la do outro lado.

1 de 3