Aquele que provavelmente vai representar o Partido Republicano na corrida presidencial à Casa Branca, Donald Trump, veio dizer que afinal a proposta que apresentou em setembro para reduzir os impostos a todos os norte-americanos – caso fosse eleito presidente – é negociável. Num entrevista que deu à NBC News, Trump defendeu um aumento dos impostos para os mais ricos.

Para os mais ricos, acho francamente que [os impostos] vão subir. E sabem que mais? Deviam mesmo subir”, afirmou, citado pelo Politico.

Donald Trump adiantou, na mesma entrevista, que o seu plano para os impostos era um “conceito”, que seria alterado depois das negociações com o Congresso dos Estados Unidos.

“Queremos reduzir os impostos sobre a classe média, sobre negócios. E queremos diminuir os impostos a toda a gente, muito substancialmente. Mas eu não tenho ilusões. Eu não acho que isto seja o plano final. Porque eles, os democratas e todos os outros, vão querer negociar”, afirmou.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Na mesma entrevista, o republicano – que ficou isolado nas primárias do partido – afirmou que estava disposto a pagar mais impostos ao Estado e que “os mais ricos” também. Na proposta que tinha apresentado em setembro, Trump sugeriu reduzir as taxas mais elevadas para 25% (são atualmente tributadas a 39,6%)

A figura mais alta do Partido Republicano, Paul Ryan, já negou o seu apoio a Donald Trump, referindo que ainda “não está pronto” para o fazer. O candidato respondeu no mesmo tom, afirmando que também não estava pronto “para apoiar a agenda do speaker Ryan”.

A classe média tem de ser protegida. Provavelmente, são os ricos que vão acabar por pagar mais”, referiu Donald Trump.

Numa entrevista à estação Fox News, na quinta-feira, o candidato afirmou que apoia a saída do Reino Unido da União Europeia e que cabe ao povo britânico decidir o seu futuro, no referendo agendado para 23 de junho.