Um conjunto de arquitetos portugueses foi selecionado para o Archmarathon Awards, em Milão, e vai concorrer ao Grande Prémio e ao Prémio do Público. Os seus projetos vão ser apresentados entre 13 e 15 de maio, numa maratona de conferências a realizar naquela cidade italiana.

Em causa está o projeto de renovação e ampliação do Hotel Minho em Vila Nova de Cerveira (em fotogaleria), da autoria do estúdio Vírgula i, mas também o projeto do Edifício Sobre a Água, construído em Jiangsu, na China, e assinado pelos arquitetos Álvaro Siza e Carlos Castanheira.

Os projetos vão representar Portugal e estão entre os 42 estúdios de diferentes países selecionados para a edição deste ano — entre os arquitetos a participar no concurso estão nomes como Francisco Mangado (Espanha), Thomas Heatherwick (Reino Unido) e Vector Architects (China).

Segundo nota de imprensa enviada à redação pelo estúdio Vírgula i, o Edifício Sobre a Água venceu o Building of The Year 2015 pela plataforma Archdaily, na categoria de Escritórios. Já o projeto do Hotel Minho foi selecionado para o Prémio Nacional de Arquitetura em Madeira e galardoado com um Silver A’Design Award na categoria de Hospitalidade, em Itália — ambas as distinções aconteceram em 2015.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR