Dotes musicais à parte, Harry Styles, membro da boysband One Direction, é curiosamente conhecido pelas longas (e encaracoladas) madeixas castanhas. A veneração chegou a ser tanta, que até a GQ dedicou uma fotogaleria ao tão estimado corte de cabelo de Harry por altura do seu 22º aniversário. Mas isso é, agora, coisa do passado.

Depois de tantos anos a ser fotografado com o cabelo progressivamente mais comprido, o cantor britânico cortou-o para a tristeza de muitos fãs. Não é exagero: Styles publicou uma fotografia na sua conta de Instagram onde facilmente se percebe que o rabo-de-cavalo que tinha foi finalmente cortado. A acompanhar a imagem está a legenda “Oops” e cerca de 345 mil comentários — uma grande parte deles manifestam o desagrado dos fãs.

View this post on Instagram

Whoops. #Littleprincesstrust

A post shared by @ harrystyles on

Uma viagem rápida ao Twitter mostra a mesma realidade. Basta colocar a hashtag #RIPHarrysHair e fazer scroll down. Há lamentos, elogios e muitos pedidos para que o artista tire uma selfie e revele ao mundo aquela que será a sua nova aparência, que provavelmente vai deixar muitos queixos caídos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A mudança de estilo tem, no entanto, mais que se lhe diga. Isto porque o cabelo cortado de Harry Styles vai ser doado a uma instituição de caridade britânica, de nome Little Princess Trust, que faz perucas para crianças que perderam o cabelo na sequência de tratamentos contra o cancro. A respetiva entidade já fez saber, através de uma mensagem publicada na sua página oficial, o quão grata está:

Ficamos agradecidos a todas as pessoas que apoiam a instituição. No entanto, o status global de Harry vai ajudar a chamar a atenção para a instituição e isso significa que podemos ajudar mais crianças que estão a experienciar perda de cabelo”.

Meio a brincar com a situação — porque, convenhamos, cortar o cabelo não é o fim do mundo –, o ENews escreve um artigo onde relembra alguns dos cortes de cabelo que já mexeram (e muito) com os fãs.

Foi o que aconteceu em 1999 na segunda temporada de Felicity, quando a personagem interpretada pela atriz Keri Russell se desfez dos muitos caracóis que a caracterizaram. Para quem seguia a série, a mudança de visual foi um choque: a atriz contou durante a sua aparição no Late Night With Seth Meyers, que as pessoas “entraram em histeria” depois do corte de cabelo.

Exemplos mais recentes são os novos penteados de Justin Bieber, que disse adeus à franja de outros tempos, e de Miley Cyrus, que em 2012 desfez-se dos longos cabelos castanhos e trocou-os por um muito loiro penteado moicano.

https://twitter.com/ohdamnhutch/status/522483429422931968

Mais caricata foi a história que Jennifer Lawrence contou na sequência de ter cortado as suas madeixas loiras, em 2013. Durante uma entrevista no The Daily Show, a atriz confessou que recebeu um alerta de última da hora da CNN sobre a sua mudança de visual. “Isso foi, de facto, a coisa mais estranha que me aconteceu na vida.”

Resta dizer que, no final, o cabelo acaba mesmo por crescer.