Os salários no Japão aumentaram, em termos reais, ao maior ritmo em mais de cinco anos, podendo contribuir para potenciar o consumo na terceira economia mundial, indicam dados oficiais publicados esta segunda-feira.

Em termos ajustados à inflação, o salário médio subiu em março pelo segundo mês consecutivo – 1,4% em termos anuais homólogos -, de acordo com dados preliminares do Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar.

Trata-se da maior subida desde setembro de 2010. Em termos nominais, o aumento também foi de 1,4% até aos 278.501 ienes (2.275 euros), o que supõe a maior subida em 20 meses.

Os dados surgem pouco depois de o Governo do primeiro-ministro conservador, Shinzo Abe, ter pressionado o setor privado a aumentar os ordenados e a contribuir para revitalizar a economia, potenciando o seu principal motor de crescimento: o consumo.

Um porta-voz do Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar contactado pela agência Kyodo assinalou que os dados divulgados hoje constituem um sinal positivo, embora tenha considerado ser ainda prematuro dizer se essa tendência se irá manter a curto prazo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR