Nos últimos quatro meses, o porta-aviões norte-americano USS Harry S. Truman, que navega no Golfo Pérsico, serviu de base para as aeronaves que já lançaram mais de 1.200 bombas em ataques contra o Estado Islâmico.

Mas este navio transporta um avião muito especial, e uma equipa que se tem revelado particularmente importante para o sucesso das ofensivas contra o Estado Islâmico. A bordo de um avião de combate EA-18G Growler, a tripulação usa ondas de alta frequência para bloquear os transmissores eletrónicos dos inimigos em terra.

O Growler foi inicialmente desenhado para desabilitar sistemas de defesa aéreos, mas a luta contra o Estado Islâmico levou este avião de combate a ser usado em outro tipo de missões.

Esta iniciativa faz parte de uma estratégia que tem sido implementada pelos EUA que incluem o uso da eletrónica para criar uma ciberguerra. O Comando Cibernético dos EUA está a tentar anular a capacidade do Estado Islâmico de divulgar mensagens, atrair novos recrutas ou de executar missões.

O USS Harry S. Truman tem capacidade para transportar 90 aeronaves e uma tripulação de 6200 pessoas, foi lançado em 1996 e batizado com o nome do 33º Presidente dos EUA.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR