O aeroporto de Heathrow, nos arredores de Londres, com o maior tráfego da Europa, informou quarta-feira que admite proibir os voos noturnos, numa tentativa de conseguir autorização governamental para a construção de uma terceira pista.

O aeroporto indicou também que está empenhado em reduzir o ruído nos arredores de Heathrow.

Fonte do aeroporto, que espera conhecer em breve a decisão sobre construção da nova pista, acrescentou que está disposta a abandonar o projeto inicial e que incluiu uma quarta placa, caso o Governo decidir autorizar a terceira pista.

Em 2015, uma comissão independente recomendou a expansão do aeroporto de Heathrow, como melhor opção para corresponder ao aumento de tráfego aéreo, mas recomendou medidas de defesa meio-ambientais por causa da forte oposição dos residentes da zona.

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Deste modo, Heathrow comprometeu-se a cumprir as condições atrasando a hora do inicio das aterragens das 03h30 para as 04h30.

O conselheiro do aeroporto, John Holland-Kaye, disse esta quarta que a infraestrutura pode vir a ser assim “um local mais limpo e silencioso”, ajudando “a fortalecer” a economia do Reino Unido.

Por outro lado, John Stewart, o presidente do “Hacan ClearSkies”, grupo que defende medidas de defesa do meio-ambiente em Heathrow, afirmou que toma boa nota sobre os compromissos manifestados pelo aeroporto, mas adiantou que a hora para o começo do período de aterragens devia ser fixada, pelo menos, para as 05h00.

O programa eleitoral do novo presidente da Câmara de Londres, o trabalhista Sadiq Khan, prometia oposição contra a construção de uma nova pista em Heathrow, mostrando-se a favor ao projeto de alargamento do aeroporto de Gatwick, a sul da capital britânica, considerando que se trata de uma alternativa “mais barata”.