Há quem tenha registos mais ou menos precisos da medicação e alergias. Há quem não tenha registo algum. Para esses, a Associação Portuguesa de Asmáticos tem uma solução: uma aplicação que permite aos doentes com rinite alérgica e asma fazerem anotações diárias e pessoais sobre a doença.

O “Diário da Alergia”, desenvolvida pela MACVIA-ARIA – uma equipa mundial de especialistas em alergias -, é uma aplicação gratuita e que pode ser descarregada no Google Play ou Apple Store.

App Diario Alergia

Aspeto da aplicação “Diário de Alergia”, promovido pelas Associação Portuguesa de Asmáticos – MACVIA-ARIA

Mário Morais de Almeida, imunoalergologista e presidente da Associação Portuguesa de Asmáticos, considera que “o ‘Diário de Alergia’ é uma aplicação inovadora e simples de utilizar”,

“O diário tem várias opções para programar alertas – por exemplo, se registar sintomas que sugerem que a rinite alérgica está descontrolada durante três dias seguidos ou mais, o diário irá alertar para o caso de o doente querer partilhar os resultados com o seu médico. Também inclui uma função de localização geográfica, que, no futuro, permitirá à aplicação alertar o doente para a existência de altas concentrações de pólenes ao qual seja alérgico e que tenha registado previamente no seu perfil”, acrescenta, num comunicado enviado às redações.

A asma é uma doença crónica que ataca as vias pulmonares, provocando uma inflamação que se traduz por pieira, falta de ar, aperto no peito ou tosse. A asma apresenta um risco de morte se não for tratada e controlada. A rinite, seja alérgica ou não, não tem um resultado tão dramático, mas quando não tratada pode torna-se um incómodo permanente.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR