O monte Ruapehu é o maior vulcão ativo do complexo vulcânico de Taupo na Nova Zelândia e ascendeu à fama depois de ter sido usado como cenário para Mordor, na saga Senhor dos Anéis. Agora volta a ser notícia depois das autoridades neozelandesas terem alertado para o perigo de atividade vulcânica, conta a CNN.

O nível de alerta 2 significa que foi detetado atividade vulcânica moderada a intensa. Este tipo de alerta é comum e raramente resulta em erupção, no entanto foram emitidos avisos aos montanhistas para evitarem aproximar-se da zona da cratera, mantendo um perímetro de distância de pelo menos dois quilómetros.

O complexo vulcânico faz parte do Parque Nacional Tongariro, que monitoriza a atividade sísmica, a temperatura e as emissões de gases dos vulcões para determinar o nível da alerta. O Ruapehu teve um aumento de temperatura de 25 graus Celsius nas últimas duas semanas, tendo passado de 20º para 45º. Este é o oitavo alerta emitido por subida de temperatura desde 2010.

O alerta restringe-se ao monte Ruapehu. Todas as outras áreas do parque, incluindo estradas e estâncias de esqui, estão livre de perigo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR