As contas são fáceis de fazer. Se o Benfica ganhar o jogo deste domingo, às 17h, frente ao Nacional da Madeira, sagra-se campeão nacional pela terceira vez consecutiva e pela 35ª vez na sua história, aconteça o que acontecer no Sporting de Braga – Sporting, a ser disputado à mesma hora. Mas se os encarnados perderem ou empatarem o jogo e os leões vencerem o seu, o título aterra do outro lado da 2ª Circular, quebrando um jejum de campeonatos que dura desde 2002. Resumindo, esperam-se 90 minutos (mais descontos) de emoções fortes. Quem não puder assistir ao vivo ao jogo da sua preferência, tem várias opções em Lisboa para vibrar como no estádio — embora não tantas como existiriam se o jogo não fosse a um domingo, dia de descanso para muitas casas. Aqui ficam 10.

The George Pub

Rua do Crucifixo, 58 (Baixa). 21 346 0596

Como bom pub de inspiração britânica que é, o The George é sempre uma excelente opção para assistir a jogos grandes. As televisões e telas gigantes espalhadas pelo espaço vão estar divididas entre a transmissão de águas e leões. Para acompanhar, há snacks típicos de pub, opções mais substanciais (full english breakfast incluído) e uma seleção generosa de cervejas de pressão e de garrafa.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Snooker Club Lisboa

Travessa do Salitre, 1 (Avenida da Liberdade). 21 347 0502

Apesar do nome — e das excelentes condições para a prática –, o Snooker Club Lisboa não atrai apenas os amantes do desporto homónimo. É, também, um excelente local para qualquer pessoa se manter a par da atualidade futebolística, ou não fosse a sede da Penya Barcelonista de Lisboa. No domingo, as sete televisões e o ecrã gigante, transmitirão os jogos de Benfica e Sporting em simultâneo. Convém reservar mesa.

IMG_4574

No Snooker Club há quase tantas televisões como mesas. Quase.
(foto: © Divulgação)

Sem Palavras

Avenida Rio de Janeiro, Mercado de Alvalade Norte. 21 846 1958

Com uma televisão em cada ponta da sala e outra na esplanada, o Sem Palavras costuma ser destino certo de muito boa gente em dias de jogo. Convém, por isso, chegar cedo ou reservar lugar com antecedência. Sendo os jogos às 17h, será bom notar que a casa já está a servir caracóis. Quem não gostar, pode apostar nos mariscos e petiscos tradicionais, que os há com fartura. O serviço é despachado e a imperial bem tirada.

Tico Tico

Avenida Rio de Janeiro, 19-21 (Alvalade). 21 849 1495

Perto do Sem Palavras — e caso este se encontre cheio (ou não) — outra hipótese muito válida é o clássico Tico Tico, também ele com televisões de dimensão razoável no interior e na esplanada envidraçada. Os croquetes da casa são uma instituição lisboeta, bem como o respetivo bife à casa. E sim, aqui também já se estão a servir caracóis e caracoletas.

Café Império

Avenida Almirante Reis, 205A/B/C (Alameda). 21 247 1765 / 91 902 9012

No que à variedade de televisões diz respeito, continua a não haver local em Lisboa capaz de rivalizar com o mítico Café Império. São bem mais de uma dezena, espalhadas pelos dois pisos do restaurante. Ao centro, a tela gigante também tem dimensões dignas de registo: 10 metros de largura por 3 de altura. O bife à Império é bem conhecido, mas também há serviço de cafetaria a considerar, especialmente tendo em conta a hora dos jogos.

Paulo Rangel Nuno Melo jogo Benfica

Em dias de jogos importantes, o Café Império costuma acolher algumas caras conhecidas.
(foto: Global Imagens)

Real Sports Bar

Hotel Real Parque, Avenida Luís Bívar, 67 (Picoas). 21 319 9000

Os responsáveis já avisaram via Facebook que a lotação está esgotada para a última jornada. No entanto, é sempre possível tentar beneficiar de alguma desistência de última hora. Afinal, imprevistos acontecem. Este é o único sports bar digno desse nome e conceito em Lisboa, com três televisões, um ecrã gigante e decoração à medida. E mesmo que se não arranje lugar sentado, a partir do balcão a vista para a tela gigante é bastante razoável.

A Padaria do Povo

Rua Luís Derouet, 20A (Campo de Ourique). 21 362 0464

Tem projetor e tela gigante, tem televisões para complementar a oferta, tem comida e cerveja barata, ou seja, e resumindo, A Padaria do Povo tem tudo o que se pode querer de um sítio para ver futebol. E tem mais ainda: uma mesa de matraquilhos para ir antecipando a questão do título, caso ela esteja de difícil resolução na vida real.

PADARIADOPOVO

Em dias de jogo, o ambiente n’A Padaria do Povo assemelha-se a isto.
(foto: facebook.com/APadariaDoPovo)

A Roda

Estrada de Benfica, 524. 21 714 2955

Pode não ter a fama de outras casas das redondezas (como o Edmundo, por exemplo), mas tem boa e variada matéria-prima, empregados eficientes e ambiente animado, especialmente em dias de jogo. Apesar da proximidade do Estádio da Luz, não há uma tendência clubística clara, pelo que todos os adeptos são bem-vindos.

Honorato Telheiras

Rua Professor Francisco Gentil, Lote A (Telheiras). 21 936 2838 / 91 575 1166

De todas as hamburguerias com a chancela Honorato, esta distingue-se pela quantidade de televisoões distribuídas pelos dois pisos, o que a torna, automaticamente, numa ótima opção para este tipo ocasiões. Mais ainda para sportinguistas que queiram, no caso da jornada acabar como esperam, dirigir-se ao estádio para festejar: fica a cerca de 10 minutos a pé do Alvalade XXI.

Burguers & Beer

Dolce Vita Monumental, Avenida Fontes Pereira de Melo, 51, Piso 1, (Saldanha). 21 314 3396

O nome Burguers & Beer apresenta os hambúrgueres primeiro e a cerveja depois, mas a ordem deveria inverter-se. É que o espaço de restauração associado aos cinemas Medeia, no Monumental, vale muito mais pela variedade de cervejas que tem, e que acompanham na perfeição contendas futebolísticas deste género, do que propriamente pelos hambúrgueres, que até são bastante banais. As transmissões futebolísticas são frequentes e este domingo não será exceção.