Dois projetos da autoria de arquitetos portugueses foram nomeados para os Archmarathon Awards, em Milão, disputando o grande prémio e o prémio do público, cujos vencedores são hoje anunciados, na cidade italiana.

O projeto de renovação e ampliação do Hotel Minho em Vila Nova de Cerveira, do estúdio Vírgula i, e o projeto do Edifício Sobre a Água, de Álvaro Siza e de Carlos Castanheira, em Jiangsu, na China, são os dois representantes portugueses, entre os 42 estúdios internacionais selecionados para a edição deste ano do encontro, de acordo com um comunicado enviado à agência Lusa pelo ateliê Vírgula i e a informação patente na plataforma ‘online’ dos prémios Archmarathon.

Os projetos têm vindo a ser apresentados no certame, desde a passada sexta-feira, no âmbito de uma maratona de conferências, na cidade italiana.

O projeto do Hotel Minho, do ateliê Vírgula i, já foi selecionado para o Prémio Nacional de Arquitetura em madeira e galardoado com um Silver A’Design Award, na categoria de Hospitalidade, em Itália, ambos em 2015.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O Edifício Sobre a Água, de Álvaro Siza e Carlos Castanheira, foi vencedor do Edifício do Ano 2015, na plataforma Archdaily, na categoria de Escritórios.

Entre os arquitetos internacionais selecionados para a “maratona de arquitetura” de Milão destacam-se Francisco Mangado (Espanha), Thomas Heatherwick (Reino Unido) e Vector Architects (China).

A cerimónia de entrega dos prémios está marcada para o final da tarde de hoje (19:00 locais, 18:00 em Portugal Continental e Madeira), segundo o portal Archmarathon Awards.