A Associação de Lesados do Banif vai processar a TVI por negligência, por causa da notícia sobre o fim do Banco Internacional do Funchal (Banif). A informação, avançada pela SIC-Notícias, terá sido confirmada na audição que decorre esta terça-feira na comissão parlamentar de inquérito ao Banif dos representados dos lesados do Banif.

Esta associação pretende ainda processar a Comissão Europeia, devido ao papel que a direção-geral de concorrência (DG Comp) teve na imposição de uma venda em resolução (recusando ofertas que envolviam ajuda de Estado) e na escolha dos compradores.

Na noite de 13 de dezembro (domingo), a TVI avançou em rodapé que estava a ser preparado o fecho do Banif e que os negócios bancários saudáveis seriam integrados na Caixa Geral de Depósitos. A informação inicial falava em perdas para os depositantes acima dos 100 mil euros e em muitos despedimentos.

A notícia foi corrigida várias vezes ainda no domingo à noite, e desmentida pelo Ministério das Finanças e pela gestão do Banif. No entanto, as autoridades públicas que têm passado pela comissão parlamentar têm apontado, sem exceção, para o impacto negativo desta notícia na liquidez do banco, que terá desencadeado uma fuga de depósitos da ordem dos mil milhões de euros.

A falta de recursos financeiros no banco obrigou o Banco de Portugal a realizar empréstimos de emergência e, no limite, acabou por conduzir a limites à obtenção de financiamento no eurosistema e à ameaça de suspensão do estado de contraparte por parte do Banco Central Europeu, situação que conduziu à resolução do banco no fim de semana seguinte.

Também o Banif, que está em situação de liquidação, confirmou já a intenção de avançar com um processo contra a TVI, estação que está a promover esta quinta-feira uma conferência sobre banca onde participam vários dos protagonistas da resolução do banco. O diretor de informação da TVI, Sérgio Figueiredo, é ouvido na quarta-feira pela comissão de inquérito.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR