Cinco bitcoins, ou pouco mais de 2.000 euros. Neste momento, é o que precisa para comprar uma base de dados com informação de 167 milhões de contas LinkedIn que terá sido posta à venda por um hacker que se dá pelo nome de “Peace”. Desse número, só cerca de 117 milhões incluem tanto o endereço de e-mail como a password.

De acordo com o site Motherboard, que avançou a notícia, a informação terá sido roubada em 2012 quando aquela rede social foi alvo de um ataque. Na altura, apenas 6.5 milhões de credenciais foram expostas e, segundo o mesmo site, o LinkedIn nunca revelou o número exato de utilizadores afetados pela brecha.

“Peace” poderá, no entanto, não ser o único com acesso àquela informação. Alegadamente, a base de dados tem estado nas mãos de um pequeno grupo russo e também o motor de busca LeakedSource garante tê-la obtido. Ao site Motherboard um porta-voz da rede social afirmou que a equipa de segurança já está a averiguar a situação e que, para já, não há confirmação sobre a legitimidade da informação.

Imagem: Motherboard

A base de dados está a venda na dark web, num site ilegal de vendas chamado TheRealDeal. A dark web é uma parte da internet apenas acessível com um browser especial que esconde a identidade do utilizador.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR