O Museu Nacional de Arte Antiga vai celebrar a compra do quadro de Domingos Sequeira (1768-1837) “A Adoração dos Magos”, no sábado, Noite dos Museus, com uma festa e a exposição da obra, no átrio principal.

No âmbito da celebração da Noite Europeia dos Museus, o museu lançou um convite a todos os que contribuíram para a campanha pública de angariação de fundos, para participarem numa festa de dança no jardim, das 18:00 à meia-noite.

Além da festa, que terá o apoio do Lux Frágil, um dos mecenas que se associou à aquisição da tela, às 19:00 vai ser tirada uma fotografia com todos os que contribuíram, e os visitantes têm entrada livre nas exposições temporárias e permanente.

Mais de 15.000 pessoas, a título individual, e cerca de 200 empresas, associações, escolas, sindicatos contribuíram para a aquisição da tela de Sequeira, à venda por privados por 600 mil euros.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Além deste, há programas culturais previstos de norte a sul do país nos museus, palácios e monumentos da tutela da Direção-Geral do Património Cultural (DGPC), que têm entrada livre, a partir das 18h00.

Em Lisboa, a DGPC disponibiliza um circuito de transporte gratuito com circulação a partir do Marquês de Pombal, cada 15 minutos, que irá transportar os visitantes entre vários museus, como o Museu do Chiado, do Azulejo, de Etnologia, dos Coches, de Arqueologia, da Música, do Traje, do Teatro e o Palácio Nacional da Ajuda, entre outros.

Também na capital, às 18h00, o Museu da Água realiza “Os fantasmas do Loreto”, uma visita comentada na galeria subterrânea do Loreto, com animação histórica, que irá percorrer 1,2 quilómetros, entre o reservatório da Mãe d’Água, das Amoreiras, e o Reservatório da Patriarcal, no jardim do Príncipe Real.

Em Vila Franca de Xira, o Museu do Neo-Realismo promove, às 21h00, visitas ao Largo dos Combatentes da Grande Guerra e ao Cais da Goma, guiadas pelo diretor, professor António Pedro Pita.

Em Guimarães, o Museu de Alberto Sampaio inicia, às 22h00, uma visita às suas coleções, que incluem 12 tesouros nacionais.

No Museu Municipal de Faro é apresentada, a partir das 21:30, uma encenação intitulada “O saco do homem do saque”, a propósito dos 420 anos sobre os ataques das tropas inglesas à cidade.