Esta quinta-feira é apresentada a quarta versão do Simplex. Como principal medida a apresentar, o Governo propõe que os trabalhadores dependentes (todos os rendimentos destes vêm, portanto, de uma única atividade) deixem de ter que entregar a declaração de IRS. Uma medida que abrangerá também reformados, aposentados e pensionistas.

A notícia foi avançada pela SIC Notícias ao começo da noite desta quarta-feira. A estação de Carnaxide, que teve acesso ao documento a apresentar pelo Governo, explica que o novo Simplex será implementado a partir de 2017, mas gradualmente. No caso da entrega do IRS, esta será automática para os referidos contribuintes, recorrendo-se para isso à informação que consta destes na Autoridade Tributária e Aduaneira.

Entre outras medidas de menor monta no novo programa Simplex (o primeiro foi apresentado em 2006 pelo então primeiro-ministo José Sócrates), o Governo pretende que na Justiça os acórdãos tenham que estar disponíveis unicamente em formato digital, sendo por isso consultados via internet.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR