“As suas obras estarão em destaque nesta conversa, designadamente as obras futuras – como o romance que Sérgio Godinho se encontra a escrever, rumando às suas afinidades e diferenças -, a atualidade social e os seus percursos artísticos e biográficos”, adiantou à Lusa fonte da Porto Editora, que organiza a iniciativa, iniciada a 25 de Abril do ano passado.

O mais recente romance de Rosa Montero, ‘O peso do coração’, foi publicado na passada segunda-feira, pela Porto Editora, que aponta a obra como “um dos seus livros mais realistas”.

“Usando a ficção científica como género, ‘uma ferramenta poderosíssima para falar do mundo e das suas possibilidades’, neste título encontram-se os temas fundamentais na obra da autora — a identidade, a memória, o dogmatismo e a morte –, num livro que é simultaneamente um ‘thriller’, uma distopia, uma história de amor e uma reflexão sobre o peso da vida e a criação literária”.

Cantor, compositor, escritor, ator, realizador, Sérgio Godinho tem desenvolvido uma longa carreira, de mais de 45 anos (‘Sobreviventes’, o primeiro álbum, data de 1971), de “modo quase intocável”, e recebeu já, por duas vezes, o Prémio José Afonso. Entre as obras literárias de Sérgio Godinho contam-se, entre outros, ‘Primeiro gomo da tangerina’, ‘O pequeno livro dos medos’ e ‘As letras como poesia’.

O encontro está marcado para as 21h30 no Teatro José Lúcio da Silva.

A Viagem Literária aconteceu em cidades como Vila Real, Portalegre, Beja, Faro, Funchal, Ponta Delgada e Setúbal.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR