primavera_norte (1)

Braga, Porto e Lisboa já entraram na primeira Rota das Tapas do ano. Ao todo há 101 tapas diferentes para provar, criada especialmente para o efeito por 101 estabelecimentos diferentes. Todas vêm acompanhadas por uma cerveja Estrella Damm (que organiza) e todas têm o preço único de três euros. O melhor é ver os sítios aderentes e traçar um roteiro.

É preciso subir 10 pisos e percorrer 21 salas com exposições até atingir os 34 metros de altitude que mede a torre da Fundação Cupertino de Miranda, em Vila Nova de Famalicão. Daqui é possível aceder ao terraço com vista panorâmica sobre a cidade. Habitualmente encerrado ao público, o espaço está aberto até sábado, no âmbito das comemorações do Dia Internacional dos Museus. Há visitas guiadas, de entrada livre e que não requerem inscrição prévia. No sábado, as visitas acontecem às 14h00, 17h00, 18h00, 19h00, 21h00, 22h00 e 23h00.

No sábado começa a programação de São João, o que, no Porto, é sinónimo de festa rija. O dia será preenchido por diversas atividades no interior do Museu do Carro Elétrico, na Baixa da cidade e na marginal, incluindo no próprio rio Douro, com uma regata e um desfile com várias embarcações que pretendem assinalar a chegada do São João. Tanto os elétricos como o próprio Museu vão encher-se de música, peças teatrais, degustações e provas de vinhos, arte, visitas guiadas, comércio tradicional e muitas outras atividades. Todas as atividades do exterior do museu são gratuitas. Para as viagens de elétrico e entrada no museu, haverá um bilhete único, por cinco euros.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Ze do Prego rota de tapas

A Rota das Tapas já começou. Esta é do Zé do Prego, no Porto. © Sérgio Jacques / Divulgação

Ao Porto chega, sexta-feira e no sábado, às 16h00, ao pequeno auditório do Rivoli, a peça “The Wall”. No meio do palco vai estar instalado um muro que divide o público: de um lado ficam os adultos, de outro lado ficam as crianças. Só os atores podem circular entre os dois lados do muro. Nem adultos, nem crianças veem o mesmo espetáculo. Criado por Miguel Fragata, “The Wall” debruça-se sobre o muro que separa as crianças dos adultos, a infância da idade adulta. O público é convidado a olhar para o seu lado do muro e a imaginar o lado de lá. Eles pagam cinco euros, as crianças dois euros.

Camané, Cuca Roseta e os Mundo Secreto vão estar juntos em Matosinhos para um pontos altos da programação da Capital da Cultura do Eixo Atlântico 2016 e das festas do Senhor de Matosinhos. O primeiro dia é do fado, com a música a começar às 22h00. No sábado, põem-se as mãos no ar ao ritmo da batida do hip-hop dos Mundo Secreto. O acesso ao Jardim da Biblioteca Florbela Espanca é gratuito.

primavera_centro (1)

Um dos grandes destaques do fim de semana é a Noite dos Museus, que se celebra no sábado. Por todo o país, 79 espaços museológicos mostram-se de maneira diferente, com atividades especiais preparadas para o momento. O Mosteiro de Alcobaça, por exemplo, promove a visita orientada “Arte e espiritualidade na Igreja Setecentista de Alcobaça”, às 21h00. Em Leiria, o Museu da Imagem em
Movimento leva os visitantes numa visita guiada noturna, às 21h30, à reserva visitável e à exposições temporárias. O programa completo dos museus aderentes está aqui.

Espalhado pelas ruas de Santa Maria da Feira vai estar o Imaginarius. O Festival Internacional de Teatro de Rua conta com a presença de 300 artistas de 16 países, que se vão traduzir em cerca de 40 espetáculos. Pode ver algumas das sugestões do que não pode perder na sexta-feira e no sábado, aqui.

Alceste é um protagonista mal-humorado, desanimado, zangado com o modo como funciona o mundo e (com razões para isso). Molière criou-o para o texto “O Misantropo“. Agora, o encenador Nuno Cardoso, cuja direção em “Demónios” foi recentemente distinguida pela Sociedade Portuguesa de Autores como o melhor espetáculo de teatro, pegou na peça e apresenta-a no Teatro Viriato, em Viseu, esta sexta-feira e sábado às 21h30. Os bilhetes custam entre cinco e 10 euros.

São Pedro do Sul acolhe até domingo a música do Bluesfest. Os Britânicos Tim Holehouse, assim como Bone Zeno, Hugo Pé Descalço e o Italiano Gipsy Rufina são os cabeças de cartaz no festival. Durante o fim-de-semana, quem tiver talento pode aproveitar os momentos de palco aberto e expressarem-se nas Jam sessions.

primavera_sul (1)

APROXIMA-TE! É este o nome de um festival dirigido a crianças e às suas famílias, que acontece nos diversos espaços do Museu Nacional de História Natural e da Ciência, até domingo. O Jardim Botânico, o Planetário, o Palmário, a Jardineta e o Picadeiro são acolher cerca de 20 atividades, entre música, dança, cinema e ateliês. A entrada diária custa três euros pessoa. As famílias pagam 7 euros, independentemente do número de elementos.

A ópera “Lindane e Dalmiro” já vendeu todos os lugares do Teatro São Carlos para este fim de semana. Para curar a tristeza, que tal uma ida ao Summer Market Stylista? Organizado pela personal stylist Maria Guedes na Fiartil, no Estoril, a moda está no centro da oferta, para adultos e crinças. A entrada custa dois euros para maiores de 12 anos.

O Rock in Rio não é só para famílias, mas elas também são bem-vindas. O boss Bruce Springsteen é o grande nome de primeiro dia de festival no Parque da Bela Vista, em Lisboa. Na sexta-feira, o cabeça de cartaz dá pelo nome de Queen, com Adam Lambert no difícil papel que originalmente pertenceu a Freddy Mercury. Mika e a voz feminina dos Black Eyed Peas, Fergie, são os dois outros grandes nomes do dia. Mas com o Rock in Rio já se sabe que há muito mais para fazer para além da música. Num recinto onde não faltam comes e bebes diversificados, lojas e muitos passatempos dos parceiros do festival, não falta o que fazer. No próximo fim de semana há mais.

sumer market stylista

À procura de novos trapinhos para o verão? O melhor é ir ao Summer Market. © Silvia Ferreira Photography

Um dos grandes destaques no fim de semana é a Noite dos Museus. Por todo o país, 79 espaços museológicos mostram-se de maneira diferente, com atividades especiais preparadas para o momento. No Museu Nacional de Arte Antiga, em Lisboa, celebra-se a compra do quadro de Domingos Sequeira com uma festa e a exposição da obra, no átrio principal. A partir das 18h00 e até à meia-noite, a dança passa para o jardim. Às 18h00, o Museu da Água promove a visita comentada “Os fantasmas do Loreto”, na galeria subterrânea do Loreto, com animação histórica, que irá percorrer 1,2 quilómetros, entre o reservatório da Mãe d’Água, das Amoreiras, e o Reservatório da Patriarcal, no jardim do Príncipe Real. O programa completo dos museus aderentes está aqui.

O Museu de Arte Contemporânea de Elvas e o MUDE – Museu do Design e da Moda, Coleção Francisco Capelo apresentam “Abaixo as Fronteiras! Vivam o Design e as Artes”, exposição que coloca em diálogo as geografias e coleções dos dois museus para sublinhar afinidades, sobreposições ou correlações que desafiam as fronteiras entre o design e as artes. A exposição inaugura em Elvas no sábado e ali fica até ao dia 26 de setembro, podendo ser visitada terça-feira das 14h00 às 18h00, e de quinta a domingo das 11h00 às 18h00.

Beja traja-se a rigor para receber a III edição da Beja Romana/Pax Julia. Entre sexta-feira e domingo, o centro histórico da cidade oferece diversas atividades ao público, com destaque para a Praça da República. Era ali que se situava o fórum romano e é onde estão identificados dois templos romanos, e é lá que vão acontecer os cortejos, os mercados e os comes e bebes.