O Campeonato já terminou, o campeão já foi encontrado, a festa já foi feita e as canas foram apanhadas. Mas há uma Liga de futebol paralela que se tem jogado ao longo do ano e que só este fim de semana terá um vencedor.

O crescente interesse nos eSports não é surpresa. Não só pelas avultadas somas que circundam os diversos torneios internacionais como pelo interesse que alguns meios de comunicação mainstream têm mostrado pelo fenómeno. Para além da ESPN, que tem garantido os direitos televisivos das finais dos campeonatos internacionais dos videojogos mais famosos, também a nossa RTP decidiu começar há um mês um programa dedicado aos “desportos eletrónicos”, com o programa RTP Arena.

Não é, portanto, de admirar que, depois de meses de competição e mais de 2.700 participantes, a final da Liga NOS PlayStation seja jogada com pompa e circunstância no maior ecrã de cinema do País e com entrada gratuita para o público. Entre as 9h30 e as 14h no Cinema IMAX do Colombo disputar-se-ão os jogos entre os finalistas do campeonato que tem decorrido no jogo FIFA 16.

Cada um dos 18 concorrentes representa uma das 18 equipas que disputaram a Primeira Liga do Campeonato Português na época 2015/2016. Rui Vitória, Jorge Jesus e José Peseiro dão lugar aos representantes. Com toda a rivalidade entre Benfica e Sporting este ano, será que poderemos antever uma final da Liga PlayStation disputada entre estas duas equipas? Ou será que na consola existe a possibilidade de os últimos classificados, como a Académica e o Tondela, serem os campeões virtuais?

Ricardo Correia, Rubber Chicken

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR