Basta escrever “Microsoft” em qualquer motor de busca e a descrição que o site da marca disponibiliza fala por si: “A principal missão da Microsoft, e respetivos valores, é ajudar as pessoas e as empresas a perceberem o seu verdadeiro potencial em todo o mundo”. Certo é que, para trabalhar numa empresa com a dimensão desta companhia norte-americana é preciso mais que um espírito altruísta: é preciso potencial. E a prová-lo está o testemunho de um indiano entrevistado pela Microsoft para trabalhar na empresa de software. Só que não conseguiu porque não soube calcular a área de um triângulo.

Quem conta a situação é Prashant Bagdia, que publicou um texto no portal Quora a contar todo o processo de recrutamento por que passou. Relata ele que, já a entrevista roçava o final, o entrevistador lançou uma questão matemática inesperada: “Um triângulo retângulo tem uma hipotenusa que mede 10 centímetros e tem uma altura de 6 centímetros. Qual é a área do triângulo?”. Prashant ficou confuso: porque teria um especialista em software saber a resposta de uma questão de geometria?

triângulo do problema

Ainda assim, decidiu responder. Disse que a área do triângulo seria de 30 centímetros porque essa área corresponde sempre a metade da multiplicação entre o valor da altura e da base desse mesmo triângulo. Só que a resposta estava errada. Prashant Bagdia foi convidado a sair da sala do entrevistador, mas antes quis saber a resposta certa. “O triângulo da pergunta não pode existir. Pense porquê”, respondeu o funcionário da Microsoft. O indiano não conseguiu o trabalho e ainda se viu em trabalhos para descobrir porque é que tal triângulo não podia existir.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

E não existe porquê? É uma questão de matemática pura. O comprimento máximo da altura de um triângulo para uma hipotenusa de 10 centímetros só pode cinco, nunca seis, por isso a área desse triângulo é de 25. O ângulo oposto à hipotenusa deve ser um ângulo reto, ou seja, com 90º. Isto significa que os dois lados do triângulo devem subtender – isto é, em termos matemáticos, unir as extremidades de um arco – um ângulo de 180º num círculo.

circulo no triangulo 1

Ora, a distância vertical do terceiro ponto à hipotenusa corresponde à altura correspondente a essa mesma hipotenusa. Essa altura é maior quando o terceiro ponto está no topo ou no fundo do círculo e a distância vertical é igual ao raio do círculo (metade do diâmetro do círculo e que corresponde à hipotenusa do triângulo nele inserido). Sendo assim, um triângulo retângulo com hipotenusa de 10 centímetros só pode ter uma altura de 5 ou menos centímetros.

circulo no triangulo 2