E se em vez de ver “The Walking Dead”, ouvisse esta série? Aquela porta a ranger, um murmúrio, um relato acelerado que faz aumentar as pulsações? O vasto mundo em ascensão dos podcasts oferece programas que se assemelham às radionovelas do passado (apenas no conceito) e que contam histórias de ficção sobre poltergeists, zombies e mistérios que vão mantendo o ouvinte agarrado ao seu tablet ou telemóvel durante horas a fio.

As radionovelas marcaram a época de ouro da rádio, um pouco por todo o mundo. Para além da informação, a rádio tornou-se uma fonte de entretenimento para os ouvintes. Alguns podcasts querem ser as radionovelas do século XXI e há ficção para todos os gostos. Mas há um nicho especial que está a crescer. Depois de “Serial” ter trazido para o mainstream os podcasts narrativos e de investigação jornalística, alguns podcasts de ficção de terror e mistérios tentam pegar neste estilo e dão-lhe um toque mais negro, pondo muitas vezes jornalistas fictícios a investigar histórias do paranormal ou construindo realidades paralelas habitadas por estanhas criaturas.

Se ver uma história nos faz antecipar o que vai acontecer a seguir, o som tem o dom de retirar qualquer previsibilidade à trama e isso torna um enredo misterioso em verdadeiros sustos que nos fazem saltar da cadeira. Deixamos cinco sugestões que pode ouvir gratuitamente (para os mais medrosos, nenhuma destas sugestões deve ser ouvida antes de dormir):

The Black Tapes

Uma jornalista entrevista um cético que dedicou toda a sua vida a desvendar fenómenos do paranormal — e que oferece uma recompensa de um milhão de dólares a quem lhe mostrar que fantasmas, magia negra e espíritos existem. Enquanto está no seu gabinete, a jornalista descobre que há um conjunto de cassetes de vídeo que o cético nunca conseguiu resolver. Aí começa a aventura pelo lado negro. Há uma mensagem sonora que condena os ouvintes à morte, um mosteiro na Rússia que venera o demónio e muitas noites sem dormir. Esta história de ficção tenta parecer muito real e esteve em pausa durante dois meses — a “jornalista” estava muito stressada e os responsáveis pela rádio onde ela trabalha vieram explicar aos ouvintes que ela precisava descansar. O podcast regressou no dia 10 de maio e há episódios de duas em duas semanas. Pode ouvir os episódios aqui ou em qualquer agregador de podcasts.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

We’re alive

É o podcast mais antigo de que vamos falar e já acabou, mas há quase 50 episódios para ouvir. É sobre zombies e em tudo similar à série “The Walking Dead”, mas começou primeiro — aliás, a própria série da AMC anunciou nalguns episódios deste podcast, já que se trata essencialmente do mesmo público alvo. No podcast seguimos três soldados que estão no seu quartel quando a epidemia que transforma seres humanos em zombies começa a invadir a cidade de Los Angeles. Apesar de ter começado em 2009 e terminado em 2014, com quatro temporadas, o tempo na série passa bem mais devagar, mas com a ação a decorrer em vários pontos. Entra na categoria do terror e medo porque ouvir um zombie a aproximar-se do nosso personagem preferido e devorá-lo não é propriamente simpático. Há muitos atores e muitas vozes diferentes a interagir, com cada episódio a ser narrado por uma personagem diferente. Se leu toda esta descrição, temos uma boa notícia. O “We’re alive” deu origem a um spinoff chamado “Lock Down” que estreou no início deste mês e, sem surpresa, também fala sobre zombies. Pode ouvir os episódios aqui ou em qualquer agregador de podcasts.

The Message

Uma mensagem áudio vinda do espaço para aniquilar a Humanidade. Sim, esta é a história deste podcast que acompanha Nicky Tomalin, uma investigadora de linguística, que é contratada para gravar tudo o que se passa numa grande empresa de desencriptação enquanto os especialistas tentam desvendar o que diz uma mensagem captada pela NASA nos anos 40. Ao investigar a origem desta mensagem, Nicky descobre que todos os que a ouviram morreram. E, mesmo assim, toma a decisão de a difundir entre os seus ouvintes (sim, por momentos chegamos a questionar-nos se será seguro continuar a ouvir o podcast). Na empresa onde segue a investigação, vários membros da equipa morrem. São chamados mais especialistas, o Governo norte-americano fecha o perímetro e tudo pode acontecer. O final é surpreendente. Pode ouvir os episódios aqui ou em qualquer agregador de podcasts.

https://www.youtube.com/watch?v=I9Ma3DoNZfk

Limetown

Uma cidade é construída de raiz nos Estados Unidos por um magnata das tecnologias. De um dia para o outro, toda a sua população desaparece e, anos depois, cabe a uma jornalista descobrir o que se passou naquele sítio. Mas Lia Haddock, a jornalista em questão, tem interesse pessoal na matéria. O seu tio viveu nesta cidade, o que levou a zangas dentro da sua família. Mas como é que tantas pessoas desaparecem? O que é que foram para lá fazer? Digamos que há uma experiência científica e um aparelho que permite ler mentes, mas mais não vamos adiantar. Pode ouvir os episódios aqui ou em qualquer agregador de podcasts.

Archives 81

Daniel Powell aceita um trabalho a organizar o arquivo sonoro de Nova Iorque e é obrigado a gravar todo (mesmo todo) o processo. E depois desaparece. Mas antes de desaparecer, envia todo o material a um amigo que o publica na internet à procura de alguém que o ajude a desvendar não só os mistério das gravações, mas também o ministério do desaparecimento de Daniel. Este é o podcast mais recente aqui recomendado e tem apenas três episódios. Há um novo episódio de duas em suas semanas. Pode ouvir os episódios aqui ou em qualquer agregador de podcasts.