Mais de metade dos americanos — quase seis em cada 10 – “não gostam” ou “odeiam” Hillary Clinton. Um pouco mais — 63% — também não gostam (ou odeiam) de Donald Trump. Esta é a conclusão de uma sondagem da NBC News, que indica que a maioria dos americanos tem sentimentos negativos acerca de ambos os prováveis candidatos à Casa Branca.

É natural, em todo o mundo, que os eleitores mais fiéis a um ou outro partido não gostem do candidato rival. Mas a sondagem da NBC News mostra que nem um nem outro parecem ser bem vistos pelos eleitores, de um modo geral.

Hillary Clinton parece ser, ainda assim, a candidata que suscita menos sentimentos negativos. E aparece, também, menos mal na figura quando se olha para a percentagem de pessoas que têm sentimentos positivos sobre os candidatos. Quatro em cada dez dizem que “admiram” ou gostam de” Hillary Clinton, com um pouco menos — 36% — a expressarem esses mesmos sentimentos sobre Trump.

A maior base de apoio a Hillary está nas mulheres, com 54% das inquiridas a manifestar apoio a Clinton. Em relação a Donald Trump, 36% das mulheres preferem o empresário. Já entre os homens, Trump tem vantagem de 10 pontos percentuais.

O que poderá ser importante nas eleições de novembro é o voto da população imigrante e das minorias. Entre os hispânicos, Clinton ganha a Trump com vantagem de 35 pontos percentuais e entre os negros Clinton tem 88% dos votos. Já entre a população branca, Trump leva vantagem de 14 pontos percentuais, segundo a sondagem da NBC News.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR