Em entrevista à RTP1, o treinador do Benfica, que ganhou a liga portuguesa e a taça da liga, afirma que fica para a próxima época e que ainda “há muita coisa para ganhar”.

“Estou preparado”, foi a resposta que Rui Vitória deu sobre se estava pronto para avançar para a próxima época, sabendo que ia perder alguns jogadores, como o caso do já transferido Renato Sanches. “Depois da época que fizemos, os nossos jogadores são aliciantes. Preferia não os perder mas estou preparado.”

Quando questionado sobre o início de temporada menos bem conseguido, o técnico do Benfica afirmou que Luís Filipe Vieira, presidente do Benfica, esteve “sempre presente”. “Quando estávamos a oito pontos, eu disse sempre que o campeonato ainda não tinha acabado. As contas fazem-se sempre no fim”, disse Rui Vitória, que deu ao Benfica o seu 35º campeonato.

Como seria de espera, chegaram as perguntas sobre o técnico do Sporting, Jorge Jesus, e o treinador do Benfica admite que a rivalidade entre os dois não foi agradável:”Concluímos que no final da época os treinadores do Benfica e Sporting são diferentes. Eu guio-me pelas minhas convicções e ideias. Eu falo a quem quero e como quero. Eu defino o meu guia. Não entrei em grandes “bate-boca”. Se me pergunta se todo este processo foi agradável? Não foi, penso que deveria ter sido diferente a postura entre os treinadores. O treinador do Sporting tomou as suas opções. Cada um seguiu o seu caminho. Eu prefiro ser reconhecido pelas competências como ser humano do que pelas competências como treinador de futebol”.

Sobre o famoso momento em que disse que Jorge Jesus estava atrás do senhor das pipocas, na sua lista de prioridades, Rui Vitória deixou claro aquilo que queria dizer: “Houve uma procura constante de polémica. Eu trabalhei para mim, eu trabalhei para nós e nós trabalhámos para o Benfica. A escala de importância significa isto. Quem não faz parte do grupo de trabalho do Benfica, não interessa para o Benfica.”

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O treinador dos “encarnados” terminou a última pergunta sobre o Sporting afirmando que não tinha problemas em felicitar os “leões” caso tivessem ganho o campeonato: “O Sporting fez um belíssimo campeonato, valorizou muitíssimo a nossa vitória. Não me chocaria nada felicitar o Sporting”.

Rui Vitória mostrou-se orgulhoso pelo trabalho feito ao longo da época e fez sempre questão de o destacar: “O que é importante valorizar é que o Benfica fez um época muito boa, fez 88 pontos, 88 golos, pôs a jogar jogadores jovens que têm valor e que mereciam uma oportunidade, chegámos aos quartos-de-final da liga dos campeões e soubemos o que havíamos de fazer em todos os jogos.”

Para terminar, Rui Vitória diz-se “satisfeito e realizado a trabalhar no Benfica” e quer continuar no clube da Luz.