No meio da azáfama diária é natural que algumas tarefas caiam no esquecimento. A Universidade de Harvard encontrou a solução para esse problema e é bem mais eficaz do que atar um fio ao dedo. O truque passa por associar a tarefa a um objeto que esteja perto do sítio onde a tarefa deve ser desempenhada ou que se veja com frequência. A associação visual ajuda a recuperar a memória da tarefa esquecida, conta o The Telegraph.

O estudo foi conduzido com 87 participantes e todos eles tinham que fazer uma tarefa de uma hora num computador. No final dessa hora todos eles recebiam uma compensação pelo trabalho desenvolvido. Se quando fossem buscar o dinheiro pegassem num clip, seria feita uma doação extra para a caridade. Mas só a metade dos participantes foi dito que ao lado do clip estava uma estátua de um elefante.

Do grupo que sabia da existência da estátua, 74% lembrou-se de levantar um clip, enquanto no outro grupo apenas 42% completou a tarefa. O estudo foi publicado no Psychological Science.

Um estudo paralelo chegou à mesma conclusão estudando os clientes de um café. Todos os clientes receberam um cupão que deveria ser usado dali a dois dias, mas só metade é que sabia que no dia em que deviam usar o cupão ia estar um peluche de um extraterrestre em cima do balcão. 24% dos participantes que sabiam da existência do objeto lembrou-se de usar o cupão. No outro grupo apenas 17% das pessoas se lembraram.

Este é um método eficaz e sem qualquer tipo de custos inerentes. Os investigadores querem agora perceber se este truque funciona também com tarefas relacionadas com a saúde como tomar medicação ou fazer exercício.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR