Várias músicas inéditas de David Bowie, incluindo uma versão de “My Way” de Frank Sinatra, vão ser divulgadas num novo documentário da BBC 4 sobre a história da música pop. The People’s History of Pop será composto por quatro episódios (um deles dedicado exclusivamente a Bowie) e irá abarcar um período de cerca de 40 anos.

Para o documentário, Kevin Cann, biógrafo oficial de Bowie, autorizou o apresentador da BBC Danny Baker a visitar o arquivo do músico. Resultado: dezenas de músicas inéditas, algumas das quais irão ser apresentadas pela primeira vez em The People’s History of Pop. Uma dessas canções é uma versão de “My Way”, um dos temas mais famosos de Frank Sinatra e com o qual Bowie tinha uma relação muito próxima.

“My Way” é uma adaptação de “Comme d’habitude”, uma música composta e escrita em 1967 por Claude François. Para a versão inglesa, que acabaria por se tornar muito mais conhecida do que a original, Sinatra pediu a vários músicos e compositores que adaptassem para inglês a letra da canção francesa. Entre eles estava Bowie.

Em entrevista ao programa Storytellers, realizado durante os anos 90 pelo canal VH 1, Bowie contou que a sua versão, intitulada “Even a Fool Learns to Love”, acabaria por ser rejeitada por Sinatra, e “com alguma razão”. O cantor norte-americano acabou por escolher a versão do canadiano Paul Anka. A de Bowie nunca chegou a ser gravada. Alguns anos mais tarde, porém, Bowie adaptou a letra de Claude Fançois e transformou-a em “Life on Mars”. Esta foi lançada juntamente com o álbum Hunky Dory, de 1973, com a nota:Inspirada por Frankie”.

https://www.youtube.com/watch?v=v–IqqusnNQ

De acordo com o Público, para além de “My Way”, o documentário da BBC irá divulgar uma maqueta de “Space Oddity”, com várias versões diferentes, e uma versão do single “The Laughing Gnome”, de 1967. A primeira parte do documentário, dedicada aos Beatles e aos Rolling Stones, foi transmitida no passado mês de abril. A segunda parte, dedicada à década de 70 (e a Bowie), será apresentada em julho.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR