O senador norte-americano Bernie Sanders pediu esta terça-feira a recontagem dos votos das primárias do partido democrático no estado do Kentucky, depois de os resultados não oficiais mostrarem que a sua concorrente, Hillary Clinton, venceu por pouco.

“Eu solicito uma verificação total e completa e uma recontagem de cada uma das máquinas de votação e cédulas, de todos os recintos em todos os 120 municípios que envolvem a corrida presidencial democrata da eleição primária de 2016”, escreveu Sanders, numa carta à secretária de Estado do Kentucky, Alison Lundergan Grimes.

Resultados não oficiais publicados pelo Conselho de Eleições do estado do Kentucky divulgam que Hillary Clinton ganha a Sanders por 212,550 votos contra 210.626, uma diferença de menos de 2.000 votos.

Grimes, que apoia Clinton, partilhou o pedido de Sanders na rede social Twitter e disse que a recontagem será realizada na quinta-feira, a fim de “verificar a precisão dos totais de votos relatados nas máquinas de voto”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A recontagem não deverá mudar a trajetória da corrida, na qual Clinton tem uma vantagem substancial em número de delegados, de acordo com dados oficiais.

Hillary Clinton já deu as primárias como vencidas e está a canalizar as suas energias para as eleições gerais em que deverá enfrentar Trump pelo cargo da presidência. A candidata democrata recusou participar no debate da Fox News contra Bernie Sanders, porque acredita que lhe é mais vantajoso investir o seu tempo a fazer campanha junto do povo da Califórnia, onde se vota dia 7 de junho.

Clinton é assertiva: “Vou ser a candidata pelo meu partido” e quer fazer uma campanha que garanta que Trump não ascenda à presidência. É nesse sentido que recusa debater com o seu oponente no campo democrata, mas Sanders relembra que “nas últimas semanas o povo do Indiana, West Virginia e Oregon sugeriram o contrário”, aludindo às suas recentes vitórias nas primárias.

O canal de televisão que sugeriu o debate também lamentou a recusa de Hillary. A Fox News é uma estação associada ao partido republicano e lamentam que “há 12 anos que nenhum candidato democrata debate no canal”. A proposta enviada pela Fox News dizia que o debate “vai abranger um vasto número de espetadores — muitos dos quais estão certamente abertos à persuasão — numa altura em que nos preparamos para as eleições gerais”, aludindo à desilusão que muitos republicanos sentem em relação à candidatura de Donald Trump pelo partido.

Tanto a estação de televisão, como o candidato democrata lamentam a atitude de Hillary, e acusam-na de não cumprir a promessa de fazer um debate antes das eleições primárias na Califórnia.