Que os portugueses preferem praia a passear em cidades nas férias, não é novidade. Mas há “uma nova preferência” que começa “a assumir relevância”: um em cada cinco portugueses escolhe passar férias numa casa de praia em Portugal.

De acordo com o estudo “Travel Trends 2016”, da momondo, a que o Observador teve acesso, 21% dos portugueses vai optar este ano por passar férias junto à costa, em Portugal, “o que poderá estar relacionado com uma menor disponibilidade económica para a realização de férias fora do país”. Se bem que 27% dos inquiridos planeiam gastar entre 1.001 e 2.000 euros, mais 5% do que aqueles que diziam gastar este montante em 2015, e 28% estimam gastar entre 501 e 1.000 euros.

Mas a preocupação com os gastos existe e por isso muitos são os que começam a planear as viagens com dois ou três meses de antecedência (33%), procurando descontos em estadias e deslocações.

Na hora de escolher o destino, 49% dos portugueses prefere pedir opinião a amigos e família ou procurar dicas em sites de viagens, sendo que 61% dos inquiridos admite que o Facebook os ajuda.

Os dados para este estudo, realizado pela Radius Kommunikation para a momondo, foram recolhidos entre 6 e 13 de janeiro de 2016 e contaram com a participação de 1.002 portugueses com idades entre os 18 e os 65 anos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR