O exército sírio encontrou esta quinta-feira uma vala comum com 31 cadáveres na cidade de Palmira, que esteve até há dois meses debaixo do controlo do grupo terrorista Estado Islâmico (EI).

Os soldados, em colaboração com as Forças de Defesa Nacional – milícias pró governamentais -, encontraram a vala nos arredores do aeroporto de Palmira, situado a Este da província síria de Homs, segundo a agência de notícias oficial síria que cita uma fonte presente no local.

Entre os cadáveres há um de um menor e outro de uma mulher, e alguns dos corpos estão decapitados e mostram sinais de terem sido torturados, revelou a mesma fonte, a coberto de anonimato. Já o Observatório Sírio dos Direitos Humanos elevou o número de cadáveres descobertos na vala comum para 65, que assegurou tratarem-se de elementos das forças governamentais assassinados no passado pelos jihadistas.

O exército sírio, apoiado pela aviação russa, recuperou o domínio de Palmira, cujas ruínas greco-romanas são património Mundial da UNESCO, no passado dia 27 de março, depois de esta ter estado sob controlo do EI durante dez meses. Cinco dias mais tarde, as forças de defesa nacional encontraram a noroeste de Palmira uma vala comum com 40 corpos de menores e de mulheres, assassinados pelos extremistas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR