Depois de meses de especulação, o Manchester United anuncia o que todo o mundo já sabia. José Mourinho vai ser o próximo treinador da equipa principal de futebol daquele clube. O português assinou um contrato por três épocas, substituindo assim Louis Van Gaal.

Num comunicado divulgado cerca das 9h30 desta sexta-feira, o clube inglês esclarece que Mourinho pode ficar no Manchester United até 2020, apesar de o contrato agora assinado ser válido por três anos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Há uma mística e um romance [no Manchester] que nenhum outro clube consegue igualar”, diz Mourinho, citado pelo United. Já o diretor de operações do clube, Ed Woodward, afirma que “José é simplesmente o melhor treinador atual”.

No site do Manchester United, o clube criou uma secção exclusivamente dedicada a José Mourinho a que chamou #WelcomeJose, uma hashtag também usada nas redes sociais e que rapidamente se tornou uma das mais usadas a nível mundial.

Como o Observador relata neste perfil de José Mourinho, a ambição de treinar o Manchester United já era antiga. Pelo menos desde 2013 que o português sonhava com a cadeira que um dia pertenceu a Alex Ferguson e que, desde então, já foi ocupada por David Moyes e Louis Van Gaal (com uma perninha de Giggs pelo meio).

Van Gaal, o holandês que levara a Laranja Mecânica ao terceiro lugar no Mundial de 2014, teve uma carreira infeliz em Manchester. Na primeira época não ganhou qualquer troféu e, na segunda, conseguiu ganhar a Taça de Inglaterra, mas o campeonato foi pior do que o anterior. Além disso, a equipa não passou da fase de grupos na Liga dos Campeões.