O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, recusou sexta-feira, em Ílhavo, comentar a audiência que teve na quinta-feira com os responsáveis do movimento “Defesa da Escola Ponto”, que contesta os cortes nos contratos de associação.

“Ouvi, acho que fiquei informado. Fiquei mais informado do que estava, mas não tenho nada a comentar”, disse o chefe de Estado.

As declarações foram feitas após alguns órgãos de comunicação social terem noticiado esta sexta-feira que o Presidente da República não se revê no comunicado do movimento, divulgado depois da audiência, e citando uma fonte oficial de Belém.

Após o encontro, os responsáveis do movimento disseram ter recebido a garantia do chefe de Estado de que iria procurar conseguir “um ponto de equilíbrio”, na conversa que vai ter esta sexta-feira ao fim da tarde com o primeiro-ministro.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Eu recebo quem me pede audiências. Não comento as audiências. Portanto, não tenho nada a dizer”, referiu Marcelo Rebelo de Sousa, em declarações aos jornalistas no final de uma visita à fábrica da Vista Alegre, que foi alvo de uma ampliação.

Na mesma altura, o Presidente da República disse que “tem muitos fogos para atacar”, no seguimento de uma inconfidência que terá cometido ao conversar com o socialista Jorge Coelho, também presente nas cerimónias da noite da passada quinta-feira.

“Tenho muitas solicitações para visitas, visitas ao estrangeiro, visitas cá dentro. Muitas solicitações de audiência, muitos temas para abordar. Isso é bom. É a função do Presidente da República”, esclareceu.

Durante a visita à fábrica da Vista Alegre, o Presidente da República surpreendeu os trabalhadores, cumprimentando um a um todos os operários nos seus locais de trabalho, e participou na bênção de um novo forno pelo bispo de Aveiro, António Ramos.

Antes, o chefe de Estado já tinha inaugurado a fábrica Ria Stone, do Grupo Vista Alegre/Atlantis, cujo investimento ascendeu aos 25 milhões de euros.

Com cerca de 170 trabalhadores, esta unidade dedicada à produção de louça em grés produz anualmente 30 milhões de peças que são comercializadas pela empresa sueca IKEA no mercado europeu.

Segue-se a inauguração do Hotel Montebelo Vista Alegre, uma unidade de cinco estrelas que resultou de uma intervenção no Palácio da Vista Alegre, correspondente à reabilitação e restauro, e na construção de um novo edifício de quatro pisos.