A Polícia de Segurança Pública (PSP) anunciou hoje, em Faro, a detenção de 11 homens suspeitos de tráfico de estupefacientes perto das escolas da capital algarvia e a realização de 19 buscas domiciliária com apreensão de droga.

“A PSP acredita ter dado um duro golpe na criminalidade desta índole e junto de estabelecimentos de ensino, reforçando a tranquilidade pública da comunidade escolar”, afirma a polícia em comunicado de imprensa.

A operação teve lugar na quarta e na quinta-feira, com os elementos da Esquadra de Investigação Criminal de Faro.

Dos 11 detidos, nove são de nacionalidade portuguesa e dois de nacionalidade espanhola.

A PSP considera que se tratou de “uma operação de grande envergadura” de combate ao tráfico de droga na cidade de Faro, sendo o culminar de uma investigação que decorria há cerca de nove meses.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A PSP também realizou 19 mandados de busca domiciliária, com o apoio de efetivos das Brigadas de Investigação Criminal de Olhão e Tavira, da Secção de Polícia Técnica Forense e da Força Destacada da Unidade Especial de Polícia.

Catorze buscas foram realizadas em Faro e as restantes cinco em residências nos seus arredores, com o apoio do Destacamento de Intervenção da Guarda Nacional Republicana (GNR) de Faro.

No decorrer destas buscas foram apreendidas 6.423 doses individuais de haxixe, 350 doses de canábis, 28 doses de cocaína, 30 telemóveis, cinco balanças de precisão, bem como diverso material para divisão e acondicionamento dos produtos em doses individuais.

Segundo a PSP, foram igualmente apreendidos uma arma elétrica, um gás atordoante e cerca de 6.250 euros em numerário.

Alguns dos detidos já haviam cumprido pena de prisão por este tipo de ilícitos e os mais jovens já estavam sinalizados por efetivos das Equipas do Programa Escola Segura.

“Para além dos 11 cidadãos detidos, foram constituídos arguidos outros cinco indivíduos”, informa a PSP, que irá apresentar os suspeitos à autoridade judiciária ainda durante a tarde de hoje para que lhes sejam aplicadas as respetivas medidas de coação.