O 65.º Governo turco, liderado pelo primeiro-ministro Binali Yildirim, obteve este domingo um voto de confiança no parlamento, anunciou o presidente da Grande Assembleia Nacional da Turquia, Ismail Kahraman.

A equipa do novo Governo e o seu programa obtiveram 315 votos favoráveis e 138 contra. “Somos o Governo de 79 milhões” de turcos, declarou o primeiro-ministro, que sucedeu a Ahmet Davutoglu, prometendo “levar a democracia ainda mais longe”.

O novo Governo assume funções numa altura em que a situação da democracia na Turquia suscita preocupação, tanto no país, como no estrangeiro.

Depois de ter sido escolhido para liderar o Governo, Yildirim comprometeu-se a fazer o possível por introduzir rapidamente o sistema presidencialista, uma pretensão do atual chefe de Estado, Recep Tayyip Erdogan, acusado de autoritarismo pelos seus detratores.

O parlamento decidiu na semana passada levantar a imunidade parlamentar de dezenas de deputados pró-curdos da oposição, expondo-os a processos na justiça por “propaganda terrorista”, uma acusação que rejeitam.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR