O volume de obras públicas anunciado no primeiro trimestre aumentou 27,7% face ao período homólogo, para 383 milhões de euros, mas os contratos celebrados caíram 28% para 181 milhões de euros, revela o Barómetro das Obras Públicas.

“A divergência entre o volume total de anúncios de obras e o respetivo volume de contratos celebrados no âmbito de concursos públicos volta a acentuar-se significativamente”, sustenta a Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas (AICCOPN), salientando que, “no primeiro trimestre do ano, o total de concursos promovidos é 4,5 vezes superior ao de contratos celebrados”.

Segundo o barómetro daquela associação empresarial, considerando apenas o mês de março, os anúncios de obras públicas somaram 154 milhões de euros, tendo os contratos celebrados registado uma queda homóloga pelo 15.º mês consecutivo.

Os contratos celebrados em resultado de ajustes diretos recuaram 3% até março, para 81 milhões de euros, enquanto os contratos celebrados em resultado de concursos públicos promovidos caíram para menos de metade (46%) do primeiro trimestre de 2015, somando 88 milhões de euros.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR