Pau Gasol, jogador dos Chicago Bulls e da seleção de basquetebol espanhola, afirmou que ainda não sabe se vai aos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro. O atleta expressou os seus receios relativamente à possibilidade de contrair o vírus zika como a causa principal para essa indecisão, informa o El Español.

“Não me espantaria que alguns atletas optassem por não participar nos Jogos Olímpicos para não se porem em risco, a eles mesmos e às suas famílias”, afirmou Gasol numa conferência no Banco Popular, em Espanha, acrescentando ainda: “Estou a considerar não ir aos Jogos Olímpicos do Rio por causa do zika.”

O atleta espanhol apelou às instituições para fazerem todos os possíveis para que nenhum atleta vá para os Jogos Olímpicos com medo de ser infetado e que tenham todas as informações necessárias para não correrem riscos desnecessários.

Pau Gasol informou que nos últimos tempos tem estado em contacto com vários cientistas especialistas no vírus para perceber o que se pode fazer para prevenir e quais os riscos. “Sinto-me responsável por informar e criar consciência pública de algo que não é reportado o suficiente.”

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR