Se passou o fim de semana no Rock in Rio, não foram só os seus pés que sofreram, apesar de serem o que mais dói no fim da noite. Entre todas as experiências e memórias que se criam num festival de música — ouvir e ver grandes artistas de perto, dançar, apanhar sol, acampar com os amigos — a pele sofre vários danos. E convém não os esquecer.

No ano passado fizemos um guia com tudo o que precisa de saber antes de ir para um festival de verão, incluindo dicas básicas como ler as regras de segurança (coisa que ninguém faz) e levar toalhitas antibacterianas para desinfetar as mãos antes de comer. Depois, e a pensar no que a pele sofre, preparámos um kit de beleza para levar a um festival. Finalmente, e porque não é só o corpo que fica de ressaca, este ano apresentamos um guia básico para salvar a pele quando a música já parou de tocar.

Lembre-se que, durante um festival, a pele está exposta a condições intensas e de extremos: calor durante o dia e frio durante a noite, sol, vento, muito pó, chuva e, no caso dos festivais onde se pode acampar, pouca limpeza de pele e noites em que se dorme com maquilhagem. O que significa que, no final da festa, tem mesmo de fazer um detox.

https://www.instagram.com/p/BF_AcT9jj2a/?taken-by=garniereva

Limpar, limpar, limpar. Sim, três doses de limpeza

A primeira coisa que deve fazer quando chega a casa depois de um fim de semana num festival é limpar a pele. Se não o fez ontem à noite, depois do último dia do Rock in Rio, tire hoje meia hora quando chegar a casa para fazer um detox de limpeza completo em três passos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

  1. Primeiro, aplique um óleo de limpeza que vai remover todos os detritos à base de óleo como a maquilhagem e o sebo.
  2. Depois, faça uma nova camada de limpeza com uma espuma que vai retirar tudo o que sobra, nomeadamente os detritos à base de água como suor e sujidade (muito importante, dado a quantidade de pó que a sua pele acumula num festival).
  3. Por último, aplique um tónico com um disco de algodão. Vai remover qualquer resíduo das etapas anteriores, repor o equilíbrio do pH da pele e prepará-la para receber o shot de hidratação que precisa.

Hidrate o corpo e a pele

Com todo o tempo que está de pé, ao calor e ao sol, o seu corpo vai desidratar. Daí que beber muita água no “day after” é fundamental. O mesmo se aplica à pele. Depois da limpeza tripla que deve ter, concentre-se em trazer a hidratação de volta. Uma esfoliação depois da limpeza vai ajudar a eliminar tudo o que ficou à superfície, mas o mais importante é mesmo fazer uma máscara de hidratação e dormir com uma grande camada de hidratante. Se preferir, pode dormir com uma máscara noturna, como as da Sephora, que fica a atuar durante a noite para revitalizar a pele.

Algumas vitaminas que ajudam

Marla Henry, especialista em cuidados de pele para a marca Clarins, disse ao site Popsugar que, no pós-festival, as vitaminas C e A são boas aliadas para recuperar a pele.

  • A Vitamina C vai trazer de volta o brilho da pele e aumentar a produção de colagénio. Neste artigo explicamos tudo sobre produtos com esta vitamina. Outra opção é, nesta fase, aumentar o consumo de alimentos ricos em vitamina C.
  • O mesmo se aplica à vitamina A: presente quer em tratamentos tópicos, quer em alimentos, ajuda a melhorar a renovação celular e, rapidamente, revitalizar a pele danificada por tantos dias em condições de extremos.
  • Nós acrescentamos ainda a vitamina E no caso de ter a pele extremamente seca, porque vai agir como lubrificante e atuar nos danos oxidativos. E mais: tem propriedades anti-inflamatórias, calmantes e cicatrizantes. A The Body Shop tem uma linha exclusiva de vitamina E que pode ser uma ajuda SOS.

O que fazer em caso de inflamação

Caso tenha apanhado algum escaldão ou tenha a pele seca, vermelha, irritada ou com algumas manchas, precisa de aplicar topicamente produtos que aliviem e curem a inflamação. No caso de um escaldão, aplique fórmulas after-sun com textura refrescante e efeito frio que têm ação calmante após o sol, como o Instant Cooling Mist de Lancaster. Em peles sensibilizadas, irritadas ou inflamadas, aplicar aloé vera alivia e cura os danos que a pele sofreu.