A taxa de desemprego manteve-se nos 12% em abril, inalterada face a março, segundo a estimativa mensal do Instituto Nacional de Estatísticas (INE) divulgada esta segunda-feira.

O INE destaca que considerando os dados definitivos para março, registou-se em abril uma redução de 2,5 mil de 609,8 mil pessoas desempregadas. Já a estimativa avançada para a população empregada manteve-se estável nas 4,485 milhões de pessoas. Estes números incorporam já a revisão da taxa provisória divulgada para março que era de 12,1% e que baixou para 12%.

Por grupos, verificou-se em abril um aumento da população empregada para as mulheres, mais 0,2% ou 3,4 mil e e um acréscimo de 0,7% no número de jovens empregados. Tendência inversa foi registada na taxa de emprego masculina que recuou 0,2% para 12%, o mesmo valor para as mulheres. A taxa de desemprego nos jovens recuou de 31,6% em março para 29,6% em abril.

Os dados de abril ainda provisórios serão depois incorporados nas estatísticas trimestrais do desemprego que ficarão completas com a evolução do mercado de trabalho em maio. Os números do primeiro trimestre do ano apontam para uma taxa de desemprego de 12,4%, o que corresponde a uma subida de duas décimas em relação à taxa verificada no final do ano passado.

Os números para março que são já definitivos dão conta de uma subida ligeira, de 0,2%, na população empregada naquele mês, face a fevereiro, o que representa mais 7,9 mil pessoas empregadas. Já a população desempregada fixou-se em março nas 612,3 mil pessoas, o que representa uma queda de 1,5% face a fevereiro, ou menos 9,5 mil desempregados.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR