Foram anunciados este mês os trinta edifícios que lutam por se tornarem no edifício mais bonito do mundo. O Prémio Internacional RIBA é o novo galardão do mundo da arquitetura e pôs os escritórios de arte e design numa verdadeira guerra de Titãs na esperança de se tornarem nos autores dos edifícios mais fantásticos do planeta. O nosso país também participa nesta luta, com o Centro de Arte Contemporânea em São Miguel, nos Açores.

O prémio, de raízes britânicas, vai ser entregue a um dos “edifícios mais significantes e inspiradores do ano”. De acordo com as declarações do comité à CNN, o Real Instituto de Arquitetura do Reino Unido recebeu propostas de cinquenta países, mas apenas vinte deles estão entre os preferidos. Qualquer edifício pode levantar a taça do RIBA, exceto residências e instituições académicas.

Mas os candidatos primam pela variedade, que vai desde jardins de infância no Vietname a centros culturais no Azerbaijão. “Estamos em busca de celebração, como o é a maioria dos processos da arquitetura criativa. É algo fantástico que este ramo pode mostrar”, explicou o comité da organização. Vejas as imagens dos 30 edifícios preferidos do RIBA na fotogaleria. E diga-nos em qual votaria.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR