Paulo Fonseca é o novo treinador do Shakhtar Donetsk, tendo assinado por duas temporadas, revelou esta terça-feira aquele clube ucraniano de futebol no seu sítio oficial.

Depois de o Sporting de Braga ter anunciado esta terça-feira à tarde o acordo para a rescisão do contrato que o unia ao técnico por mais uma temporada, o Shakhtar Donetsk revelou, também na internet, a contratação do treinador que conquistou a Taça de Portugal há pouco mais de uma semana.

Com Paulo Fonseca, viajam para a Ucrânia os adjuntos Nuno Campos, Pedro Moreira e Tiago Leal.

“Trata-se de um especialista jovem, ambicioso e altamente qualificado, que, estou certo, vai fazer de tudo para os adeptos sentirem orgulho na sua equipa. O Paulo precisa do Shakhtar e o Shakhtar precisa do Paulo”, disse o presidente do clube, Rinat Akhmetov, em declarações reproduzidas pelo seu sítio.

Paulo Fonseca rende no comando técnico dos ucranianos o romeno Mircea Lucescu, novo treinador dos rusos do Zenit, que orientou o Shakhtar durante 13 temporadas.

“Estou muito feliz por vir fazer parte de um clube como o Shakhtar. Trabalhar num clube destes é um enorme privilégio para qualquer treinador. Quero dizer aos adeptos que vamos continuar todo o trabalho que foi realizado por muitos anos no Shakhtar. Somos ambiciosos e vamos depositar todas as nossas ambições num futebol bonito e de qualidade”, disse o treinador português.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O Sporting de Braga agradeceu a Paulo Fonseca e à sua equipa técnica “a dedicação e o empenho colocados na defesa e na valorização deste clube, desejando que o futuro lhes reserve os maiores êxitos pessoais e profissionais”.

O treinador, de 43 anos, chegou a Braga no início da época que agora findou, tendo ficado em quarto lugar no campeonato e conquistado a Taça de Portugal diante do FC Porto, 50 anos depois da primeira e, até então, única vitória nessa competição.

Atingiu ainda os quartos-de-final da Liga Europa, tendo sido eliminado precisamente pelo Shakhtar Donetsk, e as meias-finais da Taça da Liga, caindo perante o Benfica, vencedor da prova.

Na I Liga portuguesa, conta com passagens por Paços de Ferreira e FC Porto.