Em três anos foram registados, na Plataforma da Transparência, mais de 159 milhões de euros em patrocínios concedidos na sua maioria por laboratórios a sociedades médicas, profissionais de saúde, associações de doentes e outras entidades coletivas, de acordo com o balanço apresentado pelo Infarmed, esta terça-feira.

Do lado dos patrocínios declarados somam-se 69 milhões de euros, “com as sociedades médicas a destacarem-se, ao terem declarado apoios superiores a 27 milhões de euros. Os profissionais de saúde são o segundo grupo com maior peso (19 milhões de euros), seguidos de outras entidades coletivas (13,4 milhões de euros)”, escreve a autoridade do medicamento.

No mesmo comunicado, o Infarmed anuncia as alterações e novas funcionalidades da Plataforma de Comunicações – Transparência e Publicidade, que permitem “pesquisar livremente na listagem pública todas as contribuições e aceitações de apoios que foram declaradas, seja por nome, evento, entidade contribuinte ou valor”.

Até ao final de fevereiro estavam registados 9.375 entidades nesta plataforma, dos quais 8.257 são profissionais de saúde: 7.324 médicos, 442 farmacêuticos, 294 enfermeiros ou 32 médicos dentistas.

Desde 2013 que todos os profissionais de saúde, bem como as associações, ou qualquer outro tipo de entidade ligada à saúde, estão obrigados a comunicar ao Infarmed qualquer “subsídio, patrocínio, subvenção ou qualquer outro valor, bem ou direito avaliável em dinheiro”, com valor superior a 25 euros, que recebam dos laboratórios. Entre os patrocínios destacam-se participações em congressos, que implicam muitas vezes deslocações ao estrangeiro.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR