O fundo soberano da Arábia Saudita investiu 3.500 milhões de dólares, o equivalente a mais de 3.100 milhões de euros, na Uber, anunciou a empresa tecnológica na noite de quarta-feira. Foi o maior investimento de sempre na empresa norte-americana que, assim, recebe uma infusão de dinheiro que poderá retardar a ida para a bolsa. O investimento feito (pela proporção do capital em causa) avalia a Uber em 62.500 milhões de euros, mais do que o valor de toda a bolsa portuguesa.

“Como braço de investimento soberano da Arábia Saudita, estamos concentrados em obter retornos financeiros de longo prazo atrativos“, afirmou em comunicado o diretor do fundo soberano da Arábia Saudita, cuja missão é diversificar os investimentos do país para reduzir a dependência orçamental do petróleo.

Do lado da Uber, o investimento, além de reduzir a pressão para obter capital através de uma dispersão em bolsa, ajuda a abrir a porta da empresa para os mercados do Médio Oriente — uma geografia que a Uber já definiu como uma das mais importantes para a expansão da empresa.

“Agradecemos o voto de confiança no nosso negócio, à medida que continuamos a expandir a nossa presença global”, afirmou o fundador e presidente-executivo da Uber, Travis Kalanick.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A Uber já recolheu mais de 11.000 milhões em investimentos privados, atraindo capitais de gigantes como a BlackRock e a Goldman Sachs. Outros fundos soberanos, como o do Qatar, também já investiram na Uber.

É uma empresa tecnológica, com sede nos Estados Unidos da América. Opera através de uma aplicação móvel para smartphones, com o objetivo de ligar motoristas a utilizadores, e recorre a parcerias com outras empresas de aluguer de veículos com motoristas privados para fazê-lo. Como usa um serviço de geolocalização, os utilizadores não precisam de sair do sítio onde se encontram. Nem de telefonar para ninguém.

A Uber nasceu em 2009 em São Francisco e chegou a Portugal em julho de 2014. Rui Bento, responsável pela empresa em Portugal, disse ao Observador que existem dezenas de milhares de pessoas a utilizar regularmente a plataforma.