A primeira edição da Festa dos Santos Populares Portugueses, de 10 a 12 de junho, promete envolver o Rio de Janeiro, capital do samba, de cores portuguesas, num evento que mistura história, arte, gastronomia e romantismo.

A ideia partiu de uma portuense, Connie Lopes, a quem a longa permanência no Brasil já fiz perder o sotaque luso e que, há uns anos, começou a perceber uma mudança na cultura do seu país.

“Comecei a gostar muito do novo design e da nova música. Houve uma mudança muito grande na forma de apresentação da cultura”, observou, dando igualmente conta de um crescente interesse dos moradores do Rio de Janeiro pelos “nossos fadistas e a nossa música”.

Após três anos a organizar um festival de fado, Connie Lopes, decidiu lembrar aos brasileiros que as famosas festas juninas locais têm origem em Portugal, apesar de hoje em dia aqui serem comemoradas com forró, ainda que o uso do acordeão, dos balões e das bandeirinhas se mantenha.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Para a curadora da festa, o evento ganha outra dimensão ao ser realizado no ano em que a cidade maravilhosa recebe os Jogos Olímpicos e em que é alvo de uma “grande transformação”, com vários melhoramentos, incluindo na Praça XV, local do desembarque da família real portuguesa no Brasil, em 1808, onde decorre a festa.

A praça terá cravos de papel com quadras e manjericos e haverá ainda desfiles de trajes tradicionais do Minho e venda de artesanato português.

A 10 de junho, dia de Portugal, de Luís de Camões e das comunidades portuguesas, o Cristo Redentor estará iluminado com as cores da bandeira portuguesa.

A festa contará com espetáculos da banda portuguesa Deolinda, do acordeão frenético de Rosinha (cantora que se destaca pelo humor nas suas letras), do Forró do Kiko e de músicos tocando as guitarradas portuguesas, entre outros.

No dia 12, dia dos namorados no Brasil, em homenagem a Santo António, casamenteiro, a bigband Orquestra Imperial conduzirá o baile romântico dos namorados.

Os visitantes poderão ainda degustar gastronomia portuguesa variada, de sardinhas assadas na brasa a pastéis de nata, para além de participarem num workshop culinário com Alexandre Henriques, chefe do “melhor restaurante português do Rio”, na opinião da curadora.

Será também montada no local uma exposição de Cascatas – maquetes que reproduzem a vida nas cidades – com uma representação do Porto feita pelo português José Carlos Amaral Fernandes e outra do Rio de Janeiro, a cargo do brasileiro Morrinho.

A programação englobará ainda o lançamento do “Ba(p)tismo de Terra”, um documentário feito pela jornalista Vanessa Rodrigues que cruza seis histórias de sucesso da imigração portuguesa no Rio de Janeiro.

O historiador brasileiro Laurentino Gomes, autor do livro “1808”, e o historiador português Jorge Couto trocarão ideias na palestra “Era uma vez Brasil”, e o comediante do grupo Porta dos Fundos Luís Lobianco e o ator português Ricardo lerão poesia portuguesa no palco.

A idealizadora da festa acredita que o evento “vai ser um sucesso”, esperando mais de “cinco a seis mil pessoas”, porque atualmente muitos brasileiros estão interessados em “enturmar-se com a cultura de Portugal”.