Exercício Físico

The Grid. Queimar até 900 calorias sem sair de um quadrado

185

Há uma nova modalidade cujos exercícios de alta intensidade prometem queimar até 900 calorias e tonificar os músculos. A maior novidade? Faz-se tudo sem sair de um quadrado.

Autor
  • Sílvia Silva

A grelha desenhada no chão do Virgin Active no Palácio Sottomayor, em Lisboa, bem podia servir para jogar à macaca não fossem os halteres (e a ausência de números na grelha) prenunciarem outro tipo de treino. À falta do pé-coxinho, a ideia aqui é empurrar, puxar, dobrar, agachar, torcer e fazer lunges como se não houvesse amanhã. A pedra, essa, é substituída por barras de 15 quilos, bolas medicinais e kettlebells. The Grid, tal como o nome indica, é uma nova modalidade feita num solo em formato de grelha onde cada pessoa trabalha seis movimentos básicos do quotidiano num quadrado”, explica a fitness manager Patrícia Pinto.

Este treino funcional chega agora a Portugal depois de ter dado muito que falar na imprensa internacional por permitir queimar até 900 calorias em meia hora. “O objetivo é reaprender diferentes padrões motores que com a idade tendem a tornar-se mais difíceis de executar”, diz Patrícia ao Observador. “São cerca de 30 minutos de treino funcional onde só o período de descanso — de um a meio minuto — nos vai permitir recuperar. Estamos a falar de aulas de alta intensidade onde devemos fazer o maior número de repetições possíveis.” Isto promete.

Ginásio Virgin

Patrícia Pinto é “fitness manager” responsável pelo ginásio Virgin Active do Palácio Sottomayor
(foto: André Marques/Observador)

Para começar, existem quatro aulas com programas diferentes que exploram todos os níveis do fitness. “O Grid Strong é um circuito de alta intensidade especificamente concebido para aumentar a massa muscular e melhorar o desempenho em termos de força e velocidade”, anuncia Patrícia Pinto. Já o Grid Fit é um treino caraterizado por múltiplas repetições de 30 segundos cada onde se vai alternando a velocidade com o objetivo de melhorar o aparelho cardiovascular. “Este é o tipo de programa que trabalha a resistência ao máximo com uma série contínua de exercícios progressivos que geram uma intensidade constante”, afirma a instrutora.

Mas prossigamos. O Grid Lean, por sua vez, é projetado para tirar o máximo proveito da sessão num período limitado de tempo — é um treino de alta intensidade, com base num método que envolve alternar entre 20 segundos de exercício e breves pausas de 10 segundos. Foi pensado para queimar rapidamente calorias, reduzir a gordura corporal e trabalhar o tônus muscular eficazmente. Por último, o Grid Active tem como objetivo melhorar a coordenação, equilíbrio e a mobilidade das articulações, graças a movimentos básicos repetidos de forma rápida. “A meta é aumentar a resistência, permitindo um melhor desenvolvimento do sistema cardiovascular”, conta a fitness manager do Virgin Active.

Ginásio Virgin

Na aula Grid Strong, de 30 minutos, realizam-se exercícios com obstáculos e vários objetos incluindo halteres, equipamentos de suspensão TRX e caixas de salto. (foto: André Marques/Observador)

As dores musculares vêm por acréscimo. “Naturalmente as dores no dia seguinte são o produto de um novo estímulo ao qual o corpo não está habituado”, reflete Patrícia Pinto. “Mas qualquer pessoa pode praticar uma das quatro aulas porque conseguimos adaptar o nível de intensidade e dar diferentes opções.” Cada quadrado tem um exercício atribuído e a única regra passa por realizar o maior número de repetições. Deve cumprir-se rigorosamente a contagem decrescente marcada pelo cronómetro da televisão que anuncia quando é que deve mudar de quadrado. Num minuto fazem-se flexões com halteres e, no outro, agachamentos com kettlebells de quatro quilos.

Ginásio Virgin

Cada quadrado tem um exercício atribuído que deve ser executado o maior número de vezes possíveis em 30 segundos até trocar para outro quadrado durante o período de descanso. (foto: André Marques/Observador)

O grau de dificuldade varia mas o tempo de descanso não: ronda os 30 segundos. “Nos treinos tentamos promover exercícios que promovam, por exemplo, o dobrar ou o rodar (através da rotação do tronco) que tornam-se difíceis de executar para quem passa muito tempo sentado em frente ao computador”, explica Patrícia. Todos os diferentes treinos visam aumentar a resistência e vão deixá-lo com vontade de voltar aos tempos da primária em que o jogo da macaca era a única grelha desenhada no chão que conhecia. Se quiser experimentar, o primeiro treino é grátis (basta marcar) e para frequentar a modalidade — que deverá chegar em breve aos restantes ginásios Virgin Active — há mensalidades completas a partir de 65€ por mês.

Nome: The Grid (Virgin Active)
Morada: Avenida Fontes Pereira de Melo, 16 (Picoas), Lisboa
Preço: A partir de 65€/mês
Telefone: 21 099 7863
Horário: De segunda a sexta, das 7h00 às 23h00. Sábado, domingo e feriados das 9h00 às 20h00.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt
Crónica

Meus pais e seus aparelhos eletrônicos

Ruth Manus

Parece que todos os aparelhos eletrônicos que os meus pais compram foram vítimas de algum tipo de maldição que tornou seu funcionamento algo absolutamente anormal. 

Pobreza

Em nome dos filhos

Diogo Prates

Esta é a oportunidade de a direita portuguesa conseguir com um discurso simples mas eficaz apagar de vez a imagem de que a esquerda é a única que se preocupa com os mais pobres e desfavorecidos. Não é

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site