Um gigantesco monumento, do tamanho de uma piscina olímpica, foi descoberto recentemente na antiga cidade de Petra, na Jordânia. De acordo com a National Geographic, não existe nenhuma estrutura semelhante no local, que serviu de capital à tribo dos Nabateus, que se terão estabelecido na zona por volta do ano 312 a.C.

Para localizarem a estrutura, os arqueólogos Sarah Parcak e Christopher Tuttle recorreram a drones, a imagens de satélite de alta resolução e a levantamentos no local. Segundo o estudo publicado pelos dois arqueólogos no Bulletin of the American Schools of Oriental Research, o monumento media cerca de 56 metros por 49 metros de área, e incluía no seu interior uma plataforma pavimentada, ligeiramente menor.

https://twitter.com/zesty_science/status/740843450686410752

A plataforma interior era constituída por um edifício central, quadrado, que media 8,5 metros por 8,5 metros, e uma longa escadaria coroada por uma fila de colunas. O monumento, aberto, é uma novidade para os arqueólogos, uma vez que não existe nenhuma estrutura semelhante em Petra.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Tenho a certa que, ao longo de dois séculos de pesquisa, alguém tinha de saber que este monumento estava lá, mas nunca foi estudado e nunca escreveram sobre ele”, disse Christopher Tuttle à National Geographic. “Trabalhei em Petra durante 20 anos, e sabia que havia qualquer coisa ali, mas é legítimo chamar-lhe uma descoberta.”

Apesar de não haver certezas quando à sua função, Sarah Parcak e Christopher Tuttle acreditam que poderia tratar-se de um edifício público, onde eram realizadas cerimónias religiosas. Se isso se confirmar, o monumento tornar-se-á no segundo maior do género na antiga cidade, a seguir ao famoso Mosteiro.

Uma datação feita no local aponta para que o edifício tenha sido construído em meados do século II a.C., ou seja, um século depois de os Nabateus se terem estabelecido na região. A maioria dos monumentos que existem ainda hoje em Petra, como a Câmara do Tesouro ou até mesmo o Mosteiro, foram construídos durante o século I a.C. Isto significa que a nova descoberta poderá tratar-se do único monumento público do século II.