O Hospital de Faro não vai ter serviço de neurocirurgia nos próximos dias, incluindo durante o fim de semana, porque não está nenhuma equipa escalada para o serviço de urgência, disse esta quinta-feira à Lusa a diretora em gestão daquela especialidade.

“É uma situação crítica, e o hospital vai mesmo ficar sem o serviço, porque não há condições para trabalhar”, alertou a diretora em gestão do serviço de neurocirurgia do Hospital de Faro, Alexandra Adams.

Na opinião da responsável, o facto de não ter sido acautelada a presença de uma equipa de neurocirurgia nas urgências, “é de particular relevo, numa altura de fim de semana prolongado em que a região do Algarve é um dos destinos turísticos mais procurados do país”.

Durante o feriado e fim de semana, o Autódromo Internacional do Algarve, em Portimão, acolhe a ronda portuguesa do campeonato do Mundo de resistência de motociclismo, onde participam cerca de 100 pilotos, e onde são aguardados cerca de 50 mil espetadores.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Alexandra Adams, que em março pediu a demissão do cargo de diretora do serviço de neurocirurgia do Hospital de Faro, “por falta de condições para assegurar o serviço”, referiu que a “situação se tem agravado, apesar de ser do conhecimento do conselho de administração, da administração Regional de Saúde de Faro e do próprio Ministério da Saúde.

Segundo Alexandra Adams, continuam a faltar anestesistas e um conjunto de circunstâncias para assegurar o serviço, e acusa o conselho de administração do hospital de “não ter tido abertura para ouvir e analisar as soluções que lhe têm sido apresentadas”.

A cirurgiã acrescentou que, “além da falta de anestesistas, há uma série de problemas, como a incapacidade para resolver o problema dos doentes que esperam há meses para serem operados, e que se agravaram com a entrada em funções do novo conselho de administração”.

A médica desafiou ainda o ministro da Saúde a tomar uma posição e a pronunciar-se sobre os problemas existentes no Hospital de Faro.

A Lusa tentou ouvir a administração do Hospital de Faro, mas não obteve qualquer resposta.