Legionela

Hotel fecha em Chaves depois de notificado um caso de ‘legionella’

A DGS disse à agência Lusa que determinou o encerramento de uma unidade hoteleira de Chaves na sequência da notificação de um caso de 'legionella' associado a permanência neste hotel.

PAULO NOVAIS/LUSA

Autor
  • Agência Lusa

A Direção-Geral da Saúde (DGS) disse esta quinta-feira à agência Lusa que determinou o encerramento de uma unidade hoteleira de Chaves na sequência da notificação de um caso de ‘legionella’ associado a permanência neste hotel.

A DGS explicou, em comunicado, que os resultados das análises feitas ao hotel Aquae Flaviae “identificaram Legionella pneumophila” e frisou que se trata de um “caso isolado”.

Os resultados analíticos foram emitidos na quarta-feira pelo Laboratório Regional de Saúde Pública da Administração Regional de Saúde do Norte, após a realização de um inquérito epidemiológico no referido hotel e área circundante, e de ter sido feito a colheita de água da respetiva rede para a realização das análises.

Segundo a fonte, por este motivo o delegado de Saúde do Agrupamento de Centros de Saúde do Alto Tâmega e Barroso “desencadeou as medidas consideradas necessárias à minimização do risco, tendo-se procedido ao encerramento do referido hotel”.

O diretor geral da Saúde, Francisco George, acrescentou que, até ao momento, “não há mais casos humanos”.

“Tratou-se de um único caso de pneumonia que explicou a necessidade de eliminar esse risco, admitindo-se à partida que a fonte da infeção foi a água da rede de distribuição desse estabelecimento”, salientou.

A delegada de Saúde regional, Maria Neto, encontra-se esta tarde na DGS onde foi montado um dispositivo de acompanhamento.

O hotel terá que proceder à desinfeção e depois terá que ser feita uma contra análise que determinará a reabertura ou não da unidade hoteleira.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site