primavera_norte (1)

No Porto, o fim de semana começa esta quinta-feira, 9 de junho, com o NOS Primavera Sound no Parque da Cidade e prolonga-se até à madrugada de domingo. Os passes gerais já estão esgotados, mas ainda vai a tempo de comprar o bilhete diário por 55 euros. O festival tem quatro palcos e no cartaz constam nomes como Sigur Rós, PJ Harvey e Linda Martini.

Ainda na Invicta, a Quinta da Bonjóia recebe o Ciclo de Recitais de Música 2016 no domingo a partir das 17h. O tema “À Descoberta da Música e dos Seus Intérpretes” vai reunir um grupo de jovens num espetáculo no qual se cruzam as melodias do jazz e do rock . O evento é de entrada gratuita.

Faltam algumas semanas para a noite de São João, mas Vila do Conde já começa a preparar a festa. No sábado, 11 de junho, a fadista Ana Moura atua na Praça Vasco da Gama às 22h. O êxito “Dia De Folga”, que arrecadou o prémio de Melhor Música na cerimónia dos Globos de Ouro deste ano, será certamente um dos temas mais esperados. A entrada é livre.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

E por falar em santos populares, António Zambujo faz parte do cartaz das Festas Antoninas a 10 de junho, no Parque da Devesa em Famalicão. O Santo António será assim celebrado ao som de “O Pica do 7”, “Flagrante” e “Lambreta”, a partir das 22h. Aqui, não paga bilhete. No dia seguinte, o cantor continua no Norte do país: a Casa da Criatividade em São João da Madeira é o próximo palco.

Em Lousada, no sábado, o Auditório Municipal recebe as HMB Sessions às 21h30. A soul e o R&B do grupo português andam em digressão pelo país e desta vez param no distrito do Porto. O concerto está inserido nas Noites Acústicas de Lousada e os bilhetes têm o custo de oito euros.

primavera_centro (1)

Coimbra vai fazer uma Viagem Literária com os escritores Luís Sepúlveda e Richard Zimler na sexta-feira, 10 de junho, a partir das 17h. A iniciativa é da Porto Editora, que todos os meses realiza eventos com escritores, para “promover o gosto pela leitura”. A conversa é entre os dois com a moderação do jornalista João Paulo Sacadura. O evento é no Teatro Académico Gil Vicente e é de entrada gratuita.

A ópera vai estar nas ruínas de Conimbriga: o Museu Monográfico celebra 54 anos e apresenta “Pimpione” de Georg Philipp Telemann na sexta-feira. A partir das 19h, a comédia promete animar o serão com a história de uma empregada que casa com o patrão.

Em Ílhavo é a vez dos Best Youth subirem a palco no sábado a partir das 22h, no Centro Sociocultural da Costa Nova. A dupla Ed Rocha Gonçalves e Catarina Salinas leva as canções de “Highway Moon” de 2015. Os bilhetes custam 5 euros.

A 4ª edição do Festival da Juventude de Argoncilhe em Santa Maria da Feira recebe o concerto dos GNR no sábado. A celebrar 35 anos de carreira, o grupo mais conhecido pela “pronúncia do Norte” marca presença na região Centro. O ponto de encontro é no Parque de Lazer às 22h30. De entrada livre.

Em Leiria, o espetáculo acontece no ar. O Leiria Drone Race é este sábado, 11 de junho, no Estádio Municipal a partir das 9h. O evento é organizado pelo Clube de Aeromodelismo do Liz e consiste numa corrida de drones, em que a segurança é o elemento mais importante. A entrada é gratuita.

primavera_sul (1)

As Festas de Lisboa 2016 têm animação esta sexta-feira, 10 de junho, no Terreiro do Paço com o espetáculo “Deixem o Pimba em Paz”. A partir das 22h, Bruno Nogueira e Manuela Azevedo voltam à música pimba com um toque de jazz e pop — e desta vez com a Orquestra Metropolitana de Lisboa. A entrada é livre e no final haverá fogo-de-artifício junto ao Rio Tejo.

Também para marcar na agenda é o último fim de semana na Feira do Livro. O último dia do evento é na segunda-feira, 13 de junho, dia de Santo António. As sessões de autógrafos, as conferências, os debates e os workshops continuam à espera dos leitores. Há mais de 277 pavilhões para descobrir na 86ª edição.

Já em Sintra, os We Trust dão um concerto no Centro Cultural Olga Cadaval no sábado, a partir das 21h30. O single “We Are The Ones”, um dos mais conhecidos e escutados da banda, promete constar no repertório. Os bilhetes custam 8 euros.

O ciclo de concertos da Malagueira em Évora recebe esta sexta-feira, o concerto de Luís Pucarinho a partir das 22h. Ainda a celebrar os 40 anos da Constituição portuguesa, a cidade aproveita o feriado nacional de 10 de junho para ouvir o cantor, que no ano passado lançou um novo projeto chamado “Orgânica Mente Humana”.

A transmissão em direto dos jogos do Euro 2016 em Faro abre oficialmente a 10 de junho, com o concerto de Diogo Piçarra no Palco da Doca. A partir das 22h, o cantor natural do Algarve, regressa a casa para tocar temas como “Tu e Eu” e “Verdadeiro”. De entrada gratuita.

primavera_ilhas (1)

Os filmes italianos, mais do que a trama da história, imortalizam personagens e músicas. Nos Açores, em Angra do Heroísmo, o Spaghetti Fusion Concert interpreta a 11 de junho, algumas das obras mais emblemáticas de Nito Rota e Ennio Morricone. Quem for fã dos filmes “O Padrinho” e “O Bom, o Mau e o Vilão” não pode perder esta oportunidade.

Já no arquipélago da Madeira, no Funchal, o Festival Raízes do Atlântico começa na quinta-feira e prolonga-se até sábado. A música do mundo é como sempre o destaque do festival, que este ano traz nomes como a cabo-verdiana Elida Almeida e o brasileiro Ivan Lins. Os bilhetes diários estão à venda por cinco euros e o passe para os três dias custa 12 euros.