A música japonesa sobe ao palco, em Óbidos, na quinta-feira, marcando o arranque de um conjunto de eventos em torno da cultura tradicional de diferentes países do mundo convidados a participar na programação da Vila Literária.

“Fizemos uma ronda por embaixadas de vários países, convidando-os a serem nossos parceiros, no âmbito da programação da Vila Literária, e desafiando-os a, sempre que tenham iniciativas culturais dos seus países aqui em Portugal, elas possam ser descentralizadas e apresentadas também em Óbidos”, disse à agência Lusa Celeste Afonso, vereadora da Cultura na câmara de Óbidos.

Em resposta ao repto, a cultura tradicional do Japão será a primeira a mostrar-se em Óbidos, num espetáculo integrado na Festa do Japão 2016, evento que celebra a longa amizade entre aquele país e Portugal.

Promovido pela Embaixada do Japão, em colaboração com a Japan Foundation, o espetáculo, agendado para as 18h30 de quinta-feira, terá lugar na praça de Santa Maria e será protagonizado pelo grupo de instrumentos japoneses “Dongara”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O grupo (formado por Tetsuro Naito, que foi, entre 1991 e 2002, membro do “Kodo”, uma formação de artistas de tambores japoneses) caracteriza-se por “uma nova musicalidade”, através da incorporação de “ritmos característicos das artes folclóricas oriundas de várias zonas do Japão”, misturados com “a perícia dos ritmos modernos”, refere uma informação divulgada pela câmara de Óbidos.

De acordo com a mesma nota, “Dongara” combina “‘performances’ impressionantes como ‘ohayashi’ (música tocada em ambiente de festa) com forte expressão rítmica, ou peças musicais solenes para ensemble de tambores”, entre outras expressões musicais.

A autarquia destaca ainda “o dinamismo no palco”, evidenciado pelo grupo no espetáculo que inclui tambores, “shinobue” (flauta tradicional do Japão), e “mai” (dança).

A par do espetáculo, “as livrarias da vila terão em destaque obras de autores japoneses”, adiantou Celeste Afonso, sublinhando que “a ideia é, em próximos eventos, envolver também a restauração, convidando-os a apresentarem ofertas gastronómicas alusivas aos países em causa”.

A resposta das embaixadas ao repto “tem sido bastante positiva”, disse a vereadora, que está “a fechar a calendarização de outros eventos com países que manifestaram interesse em participar”.

Entre eles estão, por exemplo a Rússia e a Espanha (em particular a região da Catalunha), e a câmara espera divulgar em breve um programa detalhado incluindo já a participação de outros países.