A campanha pela saída do Reino Unido da União Europeia (UE), “Brexit”, foi suspensa esta quinta-feira na sequência do ataque deputada trabalhista Jo Cox, atingida a tiro em Leeds. A deputada britânica foi atacada por um homem à saída de uma biblioteca em Birstall. Cox, de 41 anos, está em estado grave.

O movimento “Stronger In”, pela permanência do país na UE, também decidiu suspender a sua campanha “para o resto do dia”. “Os nossos pensamentos estão com Jo Cox e com a sua família”, lê-se numa mensagem divulgada na conta na rede social Twitter.

À luz dos recentes acontecimentos, o primeiro-ministro britânico David Cameron decidiu também cancelar a sua viagem a Gibraltar. Através do Twitter, Cameron enviou também uma mensagem de condolências à família de Jon Cox, admitindo estar “muito preocupado” com as notícias.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Enda Kenny, primeiro-ministro da Irlanda e líder do partido Fine Gael, anunciou que, tendo em conta a suspensão da campanha, já não iria discursar esta quinta-feira. Kenny tinha agendado para o final da tarde desta quinta-feira um discurso sobre o referendo do “Brexit”.